Sobre a Revista

Histórico da REMat
A Revista de Educação Matemática (REMat) publica pesquisas e experiências em Educação Matemática que podem favorecer a reflexão e o debate sobre a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática.
Até o ano de 2009 foram publicados 14 números na versão impressa (ISSN 1676-8868). No período de 2015 a 2016 a REMat passou por uma reformulação, e a partir de 2017 as publicações passaram a ser realizadas na versão digital (e-ISSN 2526-9062).
Após uma nova reestruturação, a partir do volume 17, publicado em janeiro de 2020, a REMat passou a adotar o sistema de Publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Com a adoção desse sistema de publicação os artigos aprovados são publicados em um único volume por ano. O sumário completo e o editorial do volume serão publicados junto com o último artigo do volume.
Foco e Escopo
A Revista de Educação Matemática (REMat), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regional São Paulo (SBEM-SP), publica pesquisas e experiências em Educação Matemática que podem favorecer a reflexão e o debate sobre a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática. A REMat oferece duas modalidades de publicação de trabalhos: artigos científicos e histórias de aulas de matemática. Além disso, pode ser composta por artigos encomendados, números temáticos e artigos de demanda regular, escritos e publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
Periodicidade
A Revista de Educação Matemática (REMat) a partir do volume 17 (2020) adotou o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Desse modo, publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume.
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação dos manuscritos será realizada por no mínimo dois pareceristas, que devem necessariamente ser membros do Conselho Editorial ou do Comitê de Pareceristas ad hoc da REMat. Os pareceristas serão indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe, mediante uma análise que considera tanto a aderência entre as propostas dos manuscritos e a produção científica dos pareceristas quanto a ausência de conflitos de interesses. Ao receber os pareceres de um manuscrito, caso haja divergência na indicação da decisão, o editor o encaminhará para um terceiro parecerista, seguindo os mesmos critérios.

A REMat adota o sistema de avaliação duplo-cego, portanto os manuscritos devem ser inseridos na plataforma sem a identificação de autoria ou de qualquer outra informação no texto que possa identificar a autoria. A informação sobre a autoria deverá constar apenas nos metadados. O autor deve inserir o manuscrito diretamente no sítio:

Os manuscritos submetidos, para serem considerados para avaliação, devem ser originais, inéditos e não estarem simultaneamente submetidos a outros periódicos. Os manuscritos devem ser submetidos no Template oficial da revista e atenderem as normas atuais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A avaliação dos manuscritos submetidos será realizada em duas fases, utilizando-se da plataforma Open Journal Systems(OJS). A primeira fase visa analisar se os manuscritos estão alinhados com o escopo e foco da revista e se atendem as normas de submissão, de formatação e de não identificação da autoria, conforme orientações disponíveis na seção Diretrizes aos Autores. Essa fase será realizada pelo editor-chefe ou pelos editores de seção. Na segunda fase os manuscritos serão enviados, sem identificação, respeitando o sistema duplo-cego de avaliação, para no mínimo dois pareceristas indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe.

Os pareceres emitidos, considerando as respostas aos códigos analíticos presentes no formulário de avaliação, serão encaminhados, via plataforma OJS, para o e-mail dos autores, juntamente com a decisão dos editores de seção ou do editor-chefe, para que tomem conhecimento. Ressalta-se que o formulário de avaliação, previamente definido pela Equipe Editorial, foi elaborado e é atualizado, sempre que necessário, a partir da consulta ao Conselho Editorial.

A decisão dos editores de seção ou do editor-chefe poderá resultar em três situações: 1) Aceitar (o manuscrito pode ser publicado conforme apresentado); 2) Correções obrigatórias (quando o manuscrito necessita de revisões, sejam elas pequenas ou mais profundas, que envolvam, por exemplo, problemas de forma ou conteúdo, ou que apresente a falta de alguma referência ou apresente algum trecho pouco compreensível; 3) Rejeitar (essa decisão é indicada para aquele manuscrito que precisa ser totalmente modificado para que se torne publicável, ou seja, quando as alterações necessárias são complexas ou profundas).

Os manuscritos aceitos para publicação deverão estar, necessariamente, em conformidade com as diretrizes que orientam a submissão de trabalhos. Cabe aos editores de seção ou ao editor-chefe condicionar a aprovação dos manuscritos para publicação às modificações especificadas em pareceres emitidos pelos pareceristas.

O tempo médio de avaliação do manuscrito, considerando a data da submissão e a avaliação dos pareceristas, é de noventa dias.
Política de Acesso Livre e Gratuito
A Revista de Educação Matemática (REMat) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista também não cobra taxas dos autores para submissão nem publicação (APCs).
Política Livre de Plágio
A Revista de Educação Matemática (REMat) utiliza programas gratuitos para detecção de plágio. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados. Todos os artigos submetidos passam por programa anti-plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será arquivado.
Política de direitos autorais
A Revista de Educação Matemática (REMat) utiliza-se da Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Os artigos e demais trabalhos publicados na REMat passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação. Para o artigo ser publicado é condição obrigatória o envio da Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais a qual é encaminha para os autores quando o artigo seja aceito.
Política de auto-arquivo
A Revista de Educação Matemática (REMat) permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).