Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional São Paulo (REMat), publica pesquisas e experiências em Educação Matemática que podem favorecer a reflexão e o debate sobre a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática.

A REMat, oferece duas modalidades de publicação de trabalhos: artigos científicos e histórias de aulas de matemática.

Além disso, a REMat pode ser composta por artigos encomendados, números temáticos e por artigos de demanda regular, podendo ser escritos e publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa.

 

Os textos submetidos devem ser inéditos, podem ser enviados trabalhos apresentados em congressos, desde que apresentem um aprofundamento em relação ao texto original. Os documentos submetidos devem seguir as normas atuais da ABNT.

 

Convidamos a todos os interessados a submeter, para a REMat, artigos científicos e histórias de aulas de matemática.

 

Políticas de Seção

Artigos Científicos

Para a modalidade artigos científicos, os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas acadêmicas na área de Educação Matemática, preferencialmente aquelas que possuem relação com a sala de aula e que podem contribuir com a prática do professor e com as reflexões didáticas e epistemológicas do campo da Educação Matemática.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Histórias de aulas de Matemática

As histórias de aulas de matemática tem se mostrado um importante instrumento ao processo de formação contínua do professor que ensina matemática, tanto para os professores-autores quanto para os professores leitores das narrativas. Assim destinamos esse espaço para a publicação de narrativas de professores, da educação infantil ao nível médio, que desejam compartilhar experiências didático-pedagógicas e reflexões acerca das práticas de ensinar matemática. Nesta modalidade, é opcional a utilização de referenciais teóricos estruturados como nos artigos científicos, porém espera-se que o professor, ao narrar sua experiência, contribua para o campo da Educação Matemática com reflexões também teóricas. 

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A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre

No Brasil, a Lei 12835/2013 institucionalizou a data 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática, em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, nascido em 06/05/1895, na cidade do Rio de Janeiro, que se tornou popular pelo pseudônimo Malba Tahan.

Julio Cesar de Mello e Souza faz parte da História da Educação Matemática brasileira. Engenheiro, pesquisador, escritor, editor, conferencista, professor, em seus 60 anos de atividade literária publicou cerca de 120 livros. Desses, em torno de 70 são referentes à Matemática. Por meio deles e de suas inúmeras entrevistas, palestras, artigos e cursos, ele mostrou como o estudo da Matemática pode ser compreensivo, divertido, interessante, agradável. No livro “Didática da Matemática”, Malba Tahan expõe claramente a essência de sua proposta didático-pedagógica para o ensino da Matemática, complementada pelas obras “Matemática Divertida e Curiosa” e “O Homem que Calculava”.

Atualmente, universidades, associações e escolas de Ensino Fundamental e Médio comemoram o Dia Nacional da Matemática, realizando conferências, congressos, feiras, exposições, competições.

Esse dossiê pretende contribuir para a divulgação da vida e da obra de Malba Tahan, enfatizando seu legado para a Educação Matemática brasileira, os princípios e as concepções que fundamentavam sua prática, os quais estão presentes nas propostas curriculares atuais.

Convidamos a todos que queiram contribuir, a enviarem seus trabalhos para as seções: artigos científicos; relatos de experiência; pesquisas em andamento; ensaios acadêmicos.

Que as lições do mestre nos inspirem a sermos também arautos de um ensino motivador e compreensivo e de uma aprendizagem alegre e útil!

Editores convidados: Prof. Dr. Sergio Lorenzato e Profa. Ms. Rosana Prado Biani. 

Editores
  • Sergio Lorenzato
  • Douglas Tinti
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O autor insere seu texto (artigos científicos e histórias de aulas de matemática) diretamente no site: http://www.revistasbemsp.com.br/ seguindo o seguinte trajeto: "Acesso" - "Submissões online" - "Acesso", acompanhando as instruções indicadas. Caso a submissão seja relativa a números temáticos, o autor deve indicar esta opção antes do título (Número Temático ano...);

Os textos submetidos devem ser inéditos, podem ser enviados trabalhos apresentados em congressos, desde que apresentem um aprofundamento em relação ao texto original. Os documentos submetidos devem seguir as normas atuais da ABNT. Serão aceitos para apreciação textos que não tenham sido publicados anteriormente e não submetidos simultaneamente a outros periódicos.

Normas para publicação de Artigos Científicos:

Para a modalidade artigos científicos, os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas acadêmicas na área de Educação Matemática, preferencialmente aquelas que possuem relação com a sala de aula e que podem contribuir com a prática do professor e com as reflexões didáticas e epistemológicas do campo da Educação Matemática. Os artigos submetidos para avaliação devem contemplar os seguintes critérios:

 

1-      O texto deverá iniciar com o título em Português seguido, após pular uma linha simples,  do título na língua inglesa, ambos com a formatação: fonte Times New Roman, 12, caixa alta centralizado, negrito. Após uma linha simples, deve seguir o(s) nome(s) do(s) autor(es), da(s) respectiva(s) instituição(ões) e e-mail(s) para contato. Em nota de rodapé, poderão constar o(s) mini currículo(s) do(s) autor(es), agradecimentos e financiamentos recebidos em Times New Roman, 10, sem recuo.

 

2-      O resumo (em Português, Inglês e Espanhol), seguido de 3 palavras-chave (em Português, Inglês e Espanhol) deverá ser digitado em Word para Windows, para papel tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, sem recuo, em parágrafo único e entrelinhas simples. No máximo 500 palavras.

 

3-      O texto deverá ter entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaços, incluindo resumos (em Português, Inglês e Espanhol), notas de rodapé e referências bibliográficas. O corpo do texto dever ser digitado em Word para Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, recuo primeira linha 1,25, espaçamento 0 e entrelinhas 1,5.  No caso do texto apresentar subitens, esse deverá ter recuo 0, negrito, sem espaçamento adicional.

 

4-      As citações literais, com mais de cinco linhas deverão ser colocadas com parágrafo recuado de 4 cm, mesma fonte do texto, tamanho 10, espaçamento simples, seguidas, entre parênteses, do sobrenome do autor, em  letras maiúsculas, ano de publicação e página citada. As citações com menos de cinco linhas deverão estar entre aspas duplas incorporadas ao texto, também seguidas do sobrenome do autor, em letras maiúsculas, ano de publicação e página citada, entre parênteses.

 

5-      Configuração de páginas: Papel tamanho A4, todas as margens 2,5, sem numeração.

 

6-      No final do texto, em ordem alfabética, deverão ser incluídas as referências bibliográficas citadas, sob o título de Referências, obedecendo às normas atuais da ABNT.

 

Exemplos:

 

a) Livros: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, data.

 

b) Capítulos de Livros: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do capítulo. IN: Organizador do Livro (Prenome, SOBRENOME). Título do Livro: subtítulo. Local: Editora, data, página inicial-final do capítulo (p.).

 

c) Artigos em periódicos: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do artigo. Nome do periódico, volume (v.), número dos fascículos (n.), página inicial-final do artigo (p.), mês abreviado. ano de publicação.

 

d) Dissertações e teses: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Instituição, data. no. de páginas ou volumes. (Categoria).

 

Normas para publicação de histórias de aulas de matemática:

As histórias de aulas de matemática tem se mostrado um importante instrumento ao processo de formação contínua do professor que ensina matemática, tanto para os professores-autores quanto para os professores leitores das narrativas. Assim destinamos esse espaço para a publicação de narrativas de professores, da educação infantil ao nível médio, que desejam compartilhar experiências didático-pedagógicas e reflexões acerca das práticas de ensinar matemática. Nesta modalidade, é opcional a utilização de referenciais teóricos estruturados como nos artigos científicos, porém espera-se que o professor, ao narrar sua experiência, contribua para o campo da Educação Matemática com reflexões também teóricas.

 

1-      O texto deverá iniciar com o título em Português seguido, após pular uma linha simples,  do título na língua inglesa, ambos com a formatação: fonte Times New Roman, 12, caixa alta centralizado, negrito. Após uma linha simples, deve seguir o(s) nome(s) do(s) autor(es), da(s) respectiva(s) instituição(ões) e e-mail(s) para contato. Em nota de rodapé, poderão constar o(s) mini currículo(s) do(s) autor(es), agradecimentos e financiamentos recebidos em Times New Roman, 10, sem recuo.

 

2-      O resumo (em Português, Inglês e Espanhol), seguido de 3 palavras-chave (em Português, Inglês e Espanhol) deverá ser digitado em Word para Windows, para papel tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, sem recuo, em parágrafo único e entrelinhas simples. No máximo 500 palavras.

 

3-      O texto deverá ter entre 15.000 e 30.000 caracteres com espaços, incluindo resumos (em Português, Inglês e Espanhol), notas de rodapé e referências bibliográficas. O corpo do texto dever ser digitado em Word para Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, recuo primeira linha 1,25, espaçamento 0 e entrelinhas 1,5.  No caso do texto apresentar subitens, esse deverá ter recuo 0, negrito, sem espaçamento adicional.

 

4-      As citações literais, com mais de cinco linhas deverão ser colocadas com parágrafo recuado de 4 cm, mesma fonte do texto, tamanho 10, espaçamento simples, seguidas, entre parênteses, do sobrenome do autor, em  letras maiúsculas, ano de publicação e página citada. As citações com menos de cinco linhas deverão estar entre aspas duplas incorporadas ao texto, também seguidas do sobrenome do autor, em letras maiúsculas, ano de publicação e página citada, entre parênteses.

 

5-      Configuração de páginas: Papel tamanho A4, todas as margens 2,5, sem numeração.

 

6-      No final do texto, em ordem alfabética, deverão ser incluídas as referências bibliográficas citadas, sob o título de Referências, obedecendo às normas atuais da ABNT.

 

Exemplos:

 

a) Livros: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, data.

 

b) Capítulos de Livros: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do capítulo. IN: Organizador do Livro (Prenome, SOBRENOME). Título do Livro: subtítulo. Local: Editora, data, página inicial-final do capítulo (p.).

 

c) Artigos em periódicos: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do artigo. Nome do periódico, volume (v.), número dos fascículos (n.), página inicial-final do artigo (p.), mês abreviado. ano de publicação.

 

d) Dissertações e teses: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Instituição, data. no. de páginas ou volumes. (Categoria).

 

Importante:

- para o processo de avaliação por pares (a cegas) os textos completos devem ser inseridos sem a identificação de autoria, informação esta que deverá constar nos metadados;

- os textos são avaliados por, no mínimo, dois avaliadores ad hoc, membros do corpo de pareceristas da revista (nacionais e internacionais), indicados pelo editor da revista mediante uma análise que considera a aderência entre a proposta de texto e a produção científica dos avaliadores. Caso haja divergência nos pareceres, o editor encaminhará o texto para um terceiro avaliador, seguindo os mesmos critérios; 

- a proposta de texto submetida poderá ser: a) Aceita para publicão sem a necessidade de alterações; b) Aceita com necessidade de adequação, quando os avaliadores apontam a necessidade de ajustes quer sejam conceituais e/ou de formatação; e c) Recusada quando não atende aos critérios estabelecidos pela revista;

- o tempo médio entre a submissão e a publicação do artigo, caso seja Aceito, é de aproximadamente 1 ano.

 

Periodicidade

A REMat possui, a partir de 2017, periodicidade Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Template

O texto deverá ser enviado para análise no template disponível para download aqui.