Os distanciamentos entre a Base Nacional Comum Curricular e a etnomatemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id612

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Etnomatemática, Currículos

Resumo

O artigo destaca um dos mais recentes documentos que influenciam diretamente as políticas educacionais em nosso país, a Base Nacional Comum Curricular da educação básica. Tal documento tem sido apresentado como definidor dos direitos de aprendizagens de todos os alunos, e parte de um projeto educacional que visa orientar implementações curriculares em todas as escolas, assim como direcionar a formação de professores. Analisamos, entretanto, que sua implementação envolve a redução de currículos a objeto, a produto, a lista de conteúdos previamente dados. Além disso, passa a significar um processo de colonização, padronização, controle, e invisibilização da diferença. Desta forma, ele se distancia de práticas curriculares alinhadas às perspectivas etnomatemáticas.

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Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Maria Cecilia Fantinato, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

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Publicado

03-09-2021

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Como Citar

FREITAS, Adriano Vargas; FANTINATO, Maria Cecilia. Os distanciamentos entre a Base Nacional Comum Curricular e a etnomatemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021047, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id612. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/110. Acesso em: 23 abr. 2024.