O Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática para Promover o Raciocínio Matemático

Autores

  • Flávia Marcatto flaviafmarcatto@gmail.com
    UNIFEI

DOI:

10.37001/remat25269062v17id464id543

Palavras-chave:

Tarefas Exploratórias, Instrução Baseada em Design, Formação de Professores de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre raciocínio matemático, de cunho qualitativo com uma abordagem de Instrução Baseada em Design (IBD), a partir de tarefas de exploração com o objetivo de identificar, e documentar processos de raciocínio. A experiência envolveu futuros professores de matemática, cursando horas de Prática como Componente Curricular (PCC) e bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Destacamos, o papel que as representações matemáticas desempenham, na compreensão, organização e planejamento de sequências instrucionais. Os resultados evidenciam a importância do trabalho com tarefas exploratórias, que propõe uma inovação na dinâmica da sala de aula, dando protagonismo aos alunos, bem como desenvolveram o raciocínio matemático indutivo baseado na identificação de padrões e o dedutivo baseado em definições e propriedades matemáticas utilizando representação algébrica para formularem conjecturas.

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Biografia do Autor

Flávia Marcatto, UNIFEI

Doutora em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Pesquisadora do GTERP- PPGEM – UNESP-Rio Claro.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

MARCATTO, Flávia. O Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática para Promover o Raciocínio Matemático. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021013, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id464id543. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/119. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos