Estudo sobre o uso da estimativa na resolução de tarefas matemáticas por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id548

Palavras-chave:

Estimativa, Sentido de Número, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

A estimativa é considerada como um tipo de cálculo matemático a ser trabalhado nos anos iniciais em situações em que compreendemos a relação entre o contexto e o cálculo necessário para resolvê-lo com valores aproximados. Partindo disso, buscamos investigar o seguinte problema de pesquisa: Quais as noções de estimativa de alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental foram compreendidas e aplicadas em situações de cálculo? Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental compreendem a relação entre o contexto do problema e o cálculo necessário focando no uso da estimativa para resolver tarefas matemáticas. Participaram desta pesquisa, 50 alunos de duas salas do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do município de Bauru - SP. Os instrumentos utilizados foram: 1) Questionário, que tinha por finalidade caracterizar os participantes em termos de idade, gênero bem como sua percepção de desempenho em Matemática de forma geral e 2) Tarefas matemáticas, que tinha o objetivo de investigar o uso da estimativa pelos alunos. Os resultados obtidos com esses instrumentos evidenciaram que os alunos não conseguem utilizar a estimativa como uma estratégia mais eficiente para a solução da tarefa matemática, dando maior ênfase a cálculos cujos resultados são exatos, mais especificamente, a algoritmos. Assim, concluímos que, de forma geral, os alunos participantes dessa pesquisa não conseguem utilizar a estimativa como uma estratégia mais eficiente para a resolução das tarefas matemáticas apresentadas.

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Biografia do Autor

Wagner Monger, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Pedagogo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Agente de Organização Escolar pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Giovana Pereira Sander, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – unidade de Passos e membro do GPPEM –Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática da UNESP-Campus de Bauru.

Evandro Tortora, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas e membro do GPPEM – Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática da UNESP-Campus de Bauru.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

MONGER, Wagner; SANDER, Giovana Pereira; TORTORA, Evandro. Estudo sobre o uso da estimativa na resolução de tarefas matemáticas por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021027, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id548. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/127. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos