Mapeamento de produções acadêmicas que envolvem o conceito de Atividade Orientadora de Ensino no contexto inclusivo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id511

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Educação Matemática, Educação Inclusiva, Mapeamento

Resumo

Com o presente estudo objetivou-se investigar o que revelam as pesquisas acadêmicas (2010-2020) que abordam o conceito da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) nas aulas de Matemática, no contexto educacional inclusivo. Para tanto, foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico e realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), no Portal de Periódicos da CAPES, no Scielo e no Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “Atividade Orientadora de Ensino” e “Educação Inclusiva”. Após filtragem dos resultados, foram encontrados quatro trabalhos, que fizeram parte do corpus de análise. Essas pesquisas revelaram que a organização das aulas de Matemática, tendo como base esse conceito pode provocar no professor uma necessidade (prover acessibilidade ao conhecimento); um motivo real (apropriação do conhecimento pelo estudante); objetivos (ensinar e aprender no contexto inclusivo); e propõe ações que considerem as condições específicas de cada estudante. Destaca-se o número reduzido de pesquisas sobre AOE no contexto inclusivo e a possibilidade de ampliar a investigação do conceito de AOE como base teórico-metodológica nas salas de aulas regulares.

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Biografia do Autor

Tamillis Silva de Andrade Vigas, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Professora de Matemática pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCET/Uesc) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/Uesc).

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

Andrade Vigas, T. S. de, & Botelho Peixoto, J. L. (2021). Mapeamento de produções acadêmicas que envolvem o conceito de Atividade Orientadora de Ensino no contexto inclusivo. Revista De Educação Matemática, 18, e021050. https://doi.org/10.37001/remat25269062v18id511

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos