Conhecimento financeiro em estudantes universitários: análise pela Teoria de Resposta ao Item.

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id573

Palavras-chave:

Conhecimento Financeiro, Alfabetização Financeira, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

A recente democratização do crédito tem permitido a população um aumento em seu padrão de consumo, no entanto, o nível de conhecimento financeiro não acompanhou tal crescimento, sendo isso um gatilho para sérios problemas financeiros. O presente estudo teve como objetivo medir o nível de conhecimento financeiro em estudantes universitários, verificando se existe diferença entre calouros e egressos, e, além disso, analisar se existe alguma diferença no domínio do tema entre diversos cursos de graduação como engenharias, de negócios e de humanas (i.e entre alunos com níveis diferentes de educação matemática). Para isso, foi aplicado um questionário que foi refinado utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), validada pelo teste DIF (Differential Item Functioning). A amostra contou com 232 estudantes e os resultados concluíram que existe diferença no conhecimento financeiro entre os grupos, sendo maior em estudantes do último ano e em alunos dos cursos de engenharias e de negócios e entre àqueles que possuem uma educação matemática mais sólida, o que pode indicar que a matemática ajuda para uma melhor alfabetização financeira do indivíduo. Adicionalmente, também foram encontradas diferenças de conhecimento financeiro por gênero, raças/etnias, renda e escolaridade dos pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Santos Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela FAGEN-UFU.

Pedro Paulo Melo Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela FAGEN-UFU.

Pablo Rogers, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração pela FEA-UFU. Professor de Finanças da FAGEN-UFU.

Dany Rogers, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração pela EAESP-FGV. Professor de Finanças da FACES-UFU e Coordenador do Núcleo de Educação Financeira (NEF) da UFU.

Referências

Arceo-Gómez, E. O.; Villagómez, F. A. Financial literacy among Mexican high school teenagers. International Review of Economics Education, v. 24, p. 1-17, 2017.

Beal, D. J.; Delpachitra, S. B. Financial literacy among Australian university students. Economic Papers: A journal of applied economics and policy, v. 22, n. 1, p. 65-78, 2003.

Bemel, J. E.; Brower, C.; Chischillie, A.; Shepherd, J. The impact of college student financial health on other dimensions of health. American Journal of Health Promotion, v. 30, n. 4, p. 224-230, 2016.

Calamato, M. P. Learning financial literacy in the family. 2010. Master´s Theses - San José State University. Disponível em: <https://scholarworks.sjsu.edu/etd_theses/3849/>. Acesso em: 30/04/2021.

Chen, H.; Volpe, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial services review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.

Cunha, F.; Heckman, J. The technology of skill formation. American Economic Review, v. 97, n. 2, p. 31–47, 2007.

Donadio, R.; Campanario, M. D. A.; Rangel, A. D. S. R. O Papel da alfabetização financeira e do cartão de crédito no endividamento dos consumidores brasileiros. Revista Brasileira de Marketing - Remark, v. 11, n. 1, p. 75-93, 2012.

Edelen, M. O.; Thissen, D.; Teresi, J. A.; Kleinman, M.; Ocepek-Welikson, K. Identification of differential item functioning using item response theory and the likelihood-based model comparison approach: application to the Mini-Mental State Examination. Medical Care, S134-S142, 2006.

Embretson, S. E. The new rules of measurement. Psychological Assessment, v. 8, n. 4, p. 341-349, 1996.

Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Quem Somos. 2021. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/> Acesso em: 19/04/2021.

Francischetti, C. E.; Rodrigues, D. S.; Gardinal, R. R.; De Oliveira, J. A. J. Endividamento de Mercado: A necessidade de conscientização da educação financeira no Brasil. Revista de Administração do Sul do Pará (REASP)-FESAR, v. 3, n. 2, 2016.

Grohmann, A.; Kouwenberg, R.; Menkhoff, L. Childhood roots of financial literacy. Journal of Economic Psychology, v. 51, p. 114-133, 2015.

Hambleton, R. K.; Swaminathan, H.; Rogers, H. J. Fundamental of Item Response Theory. London: Sage Publications, 1991.

Harraway, J. A.; Barker, R. J. Statistics in the workplace: a survey of use by recent graduates with higher degrees. Statistics Education Research Journal, v. 4, n. 2, p. 43-58, 2005.

Huston, S. J. Measuring financial literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296-316, 2010.

Jacob, M. B. Pedagogy of Financial Education among College Students. Economics and Culture, v. 13, n. 2, p. 23-34, 2016.

Klapper, L.; Lusardi, A.; Panos, G. A. Financial literacy and its consequences: Evidence from Russia during the financial crisis. Journal of Banking & Finance, v. 37, n. 10, p. 3904-3923, 2013.

Knoll, M. A. Z.; Houts, C. R. The Financial Knowledge Scale: An Alication of Item Response Theory to the Assessment of Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 46, n. 3, p. 381-410, 2012.

Lusardi, A.; Mitchell, O. Older Adult Debt and Financial Frailty. Michigan Retirement Research Center Research Paper No. 291, 2013. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=23764933>. Acesso em: 30/04/2021.

Lusardi, A.; Mitchell, O. S.; Curto, V. Financial literacy among the young. Journal of consumer affairs, v. 44, n. 2, p. 358-380, 2010.

Mandell, L. The impact of financial education in high school and college on financial literacy and subsequent financial decision making. Anais in... American Economic Association Meetings, San Francisco, CA, vol. 51, 2009.

Mette, F. M. B.; De Matos, C. A. Uma Análise Bibliométrica dos Estudos em Educação Financeira no Brasil e no Mundo. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 5, n. 1, p. 46-63, 2016.

Moreira Junior, F. de J. Contribuições da Teoria da Resposta ao Item nas Avaliações Educacionais. Ciência e Natura, v. 36, p. 58-72, 2014.

Nano, D.; Polo, A. Academic Status Differences in Financial Literacy among Albanian University Students. EuroEconomica, v. 35, n. 1, 2016.

Nascimento, J. C. H. B. do; Macedo, M. Á. D. S.; De Siquei, J. R. M.; Bernardes, J. R. Alfabetização Financeira: um estudo por meio da aplicação da teoria de resposta ao item. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 1, p. 147-175, 2016.

Norvilitis, J. M.; Merwin, M. M.; Osberg, T. M.; Roehling, P. V.; Young, P.; Kamas, M. M. Personality factors, money attitudes, financial knowledge, and credit‐card debt in college students. Journal of Applied Social Psychology, v. 36, n. 6, p. 1395-1413, 2006.

OECD/INFE. International survey of adult financial literacy competencies. 2016. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/oecd-infe-survey-adult-financial-literacy-competencies.htm>. Acesso em: 19/04/2021.

Potrich, A. C. G.; Vieira, K. M.; Campara, J. P.; Fraga, L; dos S.; Santos, L. F. D. O. Educação Financeira dos Gaúchos: proposição de uma medida e relação com as variáveis socioeconômicas e demográficas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 9, n. 3, p. 109-129, 2015.

Potrich, A. C. G.; Vieira, K. M.; Ceretta, P. S. Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, n. 3, 2013.

Potrich, A. C. G.; Vieira, K. M.; Coronel, D. A.; Bender Filho, R. Financial literacy in Southern Brazil: Modeling and invariance between genders. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 6, p. 1-12, 2015.

Potrich, A. C. G.; Vieira, K. M.; Kirch, G. Determinantes da alfabetização financeira: proposição de um modelo e análise da influência das variáveis socioeconômicas e demográficas. Anais in... EnANPAD, XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro/ RJ, 2014.

Prawitz, A. D.; Garman, E. T.; Sorhaindo, B.; O'Neill, B.; Kim, J.; Drentea, P. InCharge financial distress/financial well-being scale: Development, administration, and score interpretation. 2006.

Reckase, M. D. Statistics for Social and Behavioral Sciences: Multidimensional Item Response Theory. Springer: New York, 2009.

Reise, S.; Ainsworth, A.; Haviland, M. Item Response Theory. Current Directions in Psychological Science, v. 14, n. 2, p. 95-101, 2005.

Scheresberg, C. B. Financial literacy and financial behavior among young adults: evidence and implications. Numeracy, v. 6, n. 2, 2013.

Sekita, S. Financial literacy and retirement planning in Japan. Journal of Pension Economics and Finance, v. 10, n. 4, p. 637-656, 2011.

Sohn, S. H.; Joo, S. H.; Grable, J. E.; Lee, S.; Kim, M. Adolescents’ financial literacy: The role of financial socialization agents, financial experiences, and money attitudes in shaping financial literacy among South Korean youth. Journal of adolescence, v. 35, n. 4, p. 969-980, 2012.

Souza Fernandes, A. H. de; Candido, J. G. Educação financeira e nível do endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, n. 2, p. 894-913, 2014.

Teresi, J. A. Different approaches to differential item functioning in health applications: Advantages, disadvantages and some neglected topics. Medical care, S152-S170, 2006.

Publicado

01-01-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 74     PDF downloads: 37 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 10

Como Citar

SOUZA, Guilherme Santos; ARANTES, Pedro Paulo Melo; ROGERS, Pablo; ROGERS, Dany. Conhecimento financeiro em estudantes universitários: análise pela Teoria de Resposta ao Item. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021053, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id573. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/133. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos