Uma atividade investigativa sobre polígonos: reflexões sobre imprevisibilidades que promoveram aprendizagens

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id437

Palavras-chave:

Atividades de exploração e investigação, Imprevisibilidade, Polígonos

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da imprevisibilidade nas aulas de Matemática. O episódio descrito, neste relato de experiência, é parte de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de São Paulo, o qual teve como objetivo principal caracterizar uma aula de Matemática em que os alunos estivessem envolvidos em situações de investigação, exploração e descobrimento. A fundamentação teórica está pautada, principalmente, nos trabalhos de Ponte (2003), Ponte, Brocardo e Oliveira (2016) sobre investigações nas aulas de Matemática e no trabalho de Skovsmose (2000), com os conceitos de cenário de investigação, zona de risco e zona de conforto. Como metodologia do estudo, foi implementada uma atividade de exploração e investigação sobre polígonos com os alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em São Paulo. A caracterização do desenvolvimento da atividade foi descrito, logo após a realização da aula, em um diário de campo. A partir da atividade implementada, foi possível concluir que as situações de imprevisibilidade colocam o professor numa zona de risco e essa não deve ser evitada, pois ela pode estabelecer uma forma colaborativa de trabalho entre professor e alunos e proporcionar aprendizagens também para o professor. De fato, foi o que ocorreu com a professora da turma e a licencianda, as quais ampliaram seus conhecimentos sobre a definição de polígono e aproveitaram as oportunidades que surgiram mediante a implementação da atividade para discuti-la com os alunos.

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Biografia do Autor

Andressa Rubim, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo

Mestranda do Mestrado profissional em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Licenciada em Matemática pela mesma Universidade

Maíra Fernandes, UNIVEM

Professora da Educação Básica I da Rede Estadual de São Paulo. Advogada formada pela UNIVEM-Marília/SP em 2005 e Pedagoga formada pela Universidade Anhanguera-Marilia/SP em 2015. Educadora desde 2012. Em 2016 efetivou-se na Rede Estadual de São Paulo, na escola E.E Prudente de Moraes, Bom Retiro, São Paulo/SP. Participou de cursos de extensão em Educação e Metodologia do Ensino da Matemática e atualmente participa do grupo de estudo GdS da FE/Unicamp.

Raquel Milani, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande

Referências

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SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

Publicado

01-01-2021

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Como Citar

Rubim, A., Fernandes, M., & Milani, R. (2021). Uma atividade investigativa sobre polígonos: reflexões sobre imprevisibilidades que promoveram aprendizagens. Revista De Educação Matemática, 18, e021006. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id437

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática