Formulação de Problemas de Função Afim: preferências, saberes e vivências dos estudantes

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id531

Palavras-chave:

Formulação de problemas, Função afim, Ensino de matemática

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma experiência de Formulação de Problemas em Matemática para os estudos de Função Afim, que ocorreu em uma turma de 1ª Série do Ensino Médio, de uma Escola Pública Estadual, no município de Marataízes – ES. De natureza qualitativa, os dados foram produzidos no decorrer da etapa de regência do Estágio Supervisionado III, do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro de Itapemirim – ES. Os estudantes foram convidados a formularem problemas que contemplassem a Lei de Formação de uma Função Afim. A análise dos dados nos permitiu concluir que a Formulação de Problemas reforçou o protagonismo discente nas aulas de matemática, propiciando o desenvolvimento da argumentação e do pensamento crítico, importantes na aprendizagem, e permitiu revelar preferências, saberes e vivências dos estudantes nos problemas formulados, gerando motivação em matemática.

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Biografia do Autor

Mylena Simões Campos, IFES

Pós graduanda em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Espírito Santos (IFES). Licenciada em Matemática pelo IFES campus Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

Renan Oliveira Altoé, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo IFES. Professor da Rede Municipal de Ensino de Vargem Alta/ES.

Lais Scorziello Feitosa da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Cachoeiro de Itapemirim.

Referências

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

CAMPOS, Mylena Simões; ALTOÉ, Renan Oliveira; FEITOSA DA SILVA, Lais Scorziello. Formulação de Problemas de Função Afim: preferências, saberes e vivências dos estudantes. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021024, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id531. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/136. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática