Ensino de Matemática, Diversas Possibilidades

Apresentação da Seção Temática: Ensino de Matemática, diversas possibilidades

Irani Parolin Sant’Ana [1]
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
Claudinei Camargo Sant´Ana [2]
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Revista de Educação Matemática

Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil

ISSN: 2526-9062

ISSN-e: 1676-8868

Periodicidade: Cuatrimestral

vol. 18, 2021

sbem.sp.revista@gmail.com



Copyright Revista de Educação Matemática 2021.

Resumo: Apresentamos o número temático “Ensino de Matemática, diversas possibilidades” que é decorrente das ações do “IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática e a IV Jornada de Estudos do GEEM3”, evento realizado em Vitória da Conquista em 2018

Palavras-chave: Ensino de Matemática, diversas possibilidades.

Apresentamos o número temático “Ensino de Matemática, diversas possibilidades” que é decorrente das ações do “IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática e a IV Jornada de Estudos do GEEM3”, evento realizado em Vitória da Conquista em 2018, pelo Grupo de Estudos em Educação (GEEM)4 Matemática em parceria com: o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (EMFoco/Salvador); o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI/Unicamp); a Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Bahia (SBEM/BA); e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional São Paulo (SBEM/SP). Outras informações e a produção do encontro científico estão disponíveis nos proceedings5 do evento, que também contou com a participação de pesquisadores e vinte e nove grupos de estudos e pesquisa dos diversos estados da nação. Neste número são apresentados artigos que fomentam a reflexão a respeito da Matemática que se ensina e se aprende, discutindo-se também a possibilidade de utilização de novas metodologias para o ensino de Matemática. Satisfatoriamente, os editores concluem os trabalhos deste número, que apesar de todo o problema pelo qual passa a humanidade, devido à pandemia ocasionada pelo Covid-19, pudemos contar com a colaboração de diversos parceiros que não mediram esforços em doar o seu tempo para realizar a análise dos artigos submetidos, de maneira que agradecemos aos pareceristas que em muito colaboram para o sucesso desta empreitada. Agradecemos, também, à parceria estabelecida com muitos colegas da área desde a organização até a realização do evento em 2018. Desejamos que os leitores se sintam estimulados com os textos apresentados. Boa leitura a todos! Em tempo, nos solidarizamos às pessoas vitimadas pela COVID-19 e às famílias atingidas pela Pandemia!

Vitória da Conquista, janeiro de 2021

Profa. Dra. Irani Parolin Sant´Ana (SBEM-BA/ UESB/GEEM)

Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant´Ana (UESB/GEEM)

Autor notes

[1] Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Atualmente professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Endereço para correspondência: Av. Luís Eduardo Magalhães, 1000 apto 704, Bairro Candeias, Vitória da Conquista/BA.
[2] Doutor em Educação pela Unicamp, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Endereço para correspondência: Av. Luís Eduardo Magalhães, 1000 apto 704, B. Candeias, Vitória da Conquista/BA.

Ligação alternative

Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
HMTL gerado a partir de XML JATS4R