Modelagem Matemática e Algoritmo de Programação Associados à Simulação Matemática do Volume de um Tanque

Autores

  • João Socorro Pinheiro Ferreira joaoferreira@unifap.br
    UNIFAP

DOI:

10.37001/remat25269062v18id524

Palavras-chave:

BNCC, MATLAB, Modelagem Matemática, VISUALG3

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo apresentar os resultados de um relato de experiência de ações pedagógicas para a resolução de uma situação-problema sobre o volume de um líquido variando no interior de um tanque cilíndrico de base cônica, que engloba modelagem matemática e linguagem de programação, especificamente no que diz respeito à possibilidade de se inter-relacionar duas técnicas de ensino com uma finalidade comum: modelagem matemática e algoritmo de programação associadas à simulação matemática. Para atingir os objetivos, primeiramente modelamos matematicamente a situação-problema proposta com funções de duas variáveis reais positivas e três sentenças, mediante procedimentos matemáticos e posteriormente simulamos matematicamente os valores do raio R e da profundidade “d” do líquido no interior e “exterior” do tanque – diretamente no programa computacional desenvolvido. Os resultados dos estudos matemáticos e computacionais mostraram-se satisfatórios aos objetivos propostos aos estudos, isto porque, os valores obtidos por métodos distintos apresentaram os mesmos números reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Socorro Pinheiro Ferreira, UNIFAP

Mestre em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amapá.

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ANDRADE, Daiane et al. Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. Anais do Workshop de Informática na Escola, [s.l.], p. 169, nov. 2013. ISSN 2316-6541. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2645/2299. Acesso em: 25 fev. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.169.

BARCELOS, T. S.; SILVEIRA, I. F. Pensamento computacional e educação matemática: relações para o ensino de computação na educação básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 20., 2012, Curitiba. Anais do XXXII CSBC. 2012. p. 23. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-Barcelos/publication/256439343_Pensamento_Computacional_e_Educacao_Matematica_Relacoes_para_o_Ensino_de_Computacao_na_Educacao_Basica/links/0deec5228dfbb4d377000000/Pensamento-Computacional-e-Educacao-Matematica-Relacoes-para-o-Ensino-de-Computacao-na-Educacao-Basica.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.

BASSANEZI, C. R. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2002. https://www.researchgate.net/publication/256007243_Ensino_-_aprendizagem_com_Modelagem_matematica. Acesso em: 09 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.

CARVALHO, F. J.; KLÜBER, T. E. Modelagem matemática aliada à programação de computadores na educação básica. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2018, Cascavel – PR. Anais do VIII EPMEM. Cascavel, PR: 2018. Disponível em: http://sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPMEM/VIII_EPMEM/paper/viewFile/820/418. Acesso em: 24 fev. 2021.

CHAPRA, S. C. Métodos numéricos aplicados com MATLAB® para engenheiros e cientistas. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. p. 82-83.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. Blumenau: Ed. Contexto, 2000.

MATLAB. Software de programação e cálculo numérico. Disponível em: https://la.mathworks.com/products/matlab.html. Acesso em: 06 jan. 2021.

RODRIGUES, D. Tipos de simulação. E aí, convergiu. [s.l.], 04 set. 2012. Disponível em: https://eaiconvergiu.wordpress.com/2012/09/04/tipos-de-simulacao/. Acesso em: 23 fev. 2021.

VILARIM, G. Algoritmos: programação para iniciantes. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2004.

VISUALG. Compilador de portugol. Disponível em: http://visualg3.com.br/baixe-o-visualg-3-0-7/. Acesso em: 06 jan. 2021.

Publicado

01-01-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 100     PDF downloads: 25 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 13

Como Citar

Ferreira, J. S. P. (2021). Modelagem Matemática e Algoritmo de Programação Associados à Simulação Matemática do Volume de um Tanque. Revista De Educação Matemática, 18, e021021. https://doi.org/10.37001/remat25269062v18id524

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades