A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id523

Palavras-chave:

Tecnologias do Passado, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Investigação Científica

Resumo

O século XXI tem sido reconhecido pelo uso frequente de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), pela divulgação de informação e comunicação em rápida velocidade, cenário que nos inquieta a perceber que os recursos tecnológicos já estavam presentes em séculos passados, com funcionalidades, interfaces, contextos históricos e necessidades distintas em cada período. Diante dessa compreensão, desenvolvemos esse estudo com o objetivo geral de compreender a aliança entre as tecnologias do passado e as tecnologias digitais via investigação científica como meio favorável ao ensino e aprendizagem da Matemática. Buscando-se alcançar tal objetivo, o percurso metodológico desta foi pautado conforme a Engenharia Didática de segunda geração, organizada em quatro fases: as análises preliminares, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e análise a posteriori validação. Resultou-se mediante ao uso da plataforma Storyboard That, a produção de uma história em quadrinhos, que tratou introdutoriamente sobre fatos presentes na história da Matemática, fazendo a utilização do instrumento náutico/matemático, balhestilha, de Manoel de Figueiredo, de 1603, contido no documento histórico, Chronographia Reportório dos Tempos[...], em que através dos quadrinhos estabeleceu a aliança entre as tecnologias do passado e as digitais, obtendo um recurso atrativo e lúdico, que pode ser relevante ao ensino de saberes matemáticos. Dessa maneira, concluímos que a articulação entre tecnologias de períodos distintos no ensino de Matemática é possível, mas mediante a realização de um tratamento didático, que destaque a intencionalidade da ação, assim como a construção de um plano de ação que contenha uma metodologia norteadora e recursos educacionais digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2011), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2013), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Farias Brito (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará ? SEDUC e doutoranda do programa de pós-graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando na Formação inicial e continuada de Professores de Matemática sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Matemática. 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALMOULOUD, S. A; SILVA, M. J. F. Engenharia Didática: evolução e diversidade. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. Florianopólis, v. 7, n.2, p. 26 – 27, 2012.

ALVES, V. B. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2019.

ALBUQUERQUE, S. M. de. Um estudo sobre a articulação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de professores de matemática. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

BATISTA, A. N. de S. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos.... Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2018.

BATISTA, A. N. de S., PEREIRA, A. C. C. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, 43(1), e48188, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018.600 p.

CASTRO-FILHO, J.A; FREIRE, R. S; FERNANDES, A. C; LEITE; M.A. Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Anais [...] Fortaleza, 2008.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados, 2007.

MARTINS, E. B. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2019.

OLIVEIRA, F. W. S. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2019.

OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. Indícios do Costume Relacionado a Divisão da Circunferência em Seus 360 Graus presente na Fabricação do Instrumento Jacente no Plano de Pedro Nunes. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 35-49, 2020.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p.342-372, abr. 2019.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 21, n. 1, abr. 2019.

PINHEIRO, A. C. M.; PEDROSA, V. N. M.; MENDONÇA, A. F. Uma proposta metodológica do uso do ambiente computacional como recurso didático para o ensino de conceitos matemáticos baseados na Sequência Fedathi. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Anais [...] São Paulo, 2016.

RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: Grinspun, M.P.S.Z.(org.). Educação Tecnológica - Desafios e Pespectivas. São Paulo: Cortez, 2001: 75-129.

SAITO, F. As Matemáticas na Idade Média (Capítulo 4). In: História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHmat, 2015, p. 159-193.

SANTOS, A. G. dos; OLIVEIRA, A. N. de; PEREIRA, A. C. C. As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 8, n. 15, p. 17-36, 9 out. 2020.

SILVA, F. H. B. DA; PEREIRA, A. C. C. O báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020042, 2 set. 2020.

SOUZA, G. C. de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. In: Souza, G.C. (Org.). Reflexões sobre aliança entre HM, TDIC e IM. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2020.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D. da.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação - PRISMA.COM. 8, p. 19-46. 2009.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and taxonomy. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects. 2000.

Publicado

01-01-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 85     PDF downloads: 42 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 10

Como Citar

OLIVEIRA, Gisele Pereira; COSTA PEREIRA, Ana Carolina. A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021031, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id523. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/147. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades