Apontamentos para o ensino da matemática escolar sob inspiração wittgensteiniana

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id786

Palavras-chave:

Fundamentos da matemática, Prova matemática, Wittgenstein, Educação Matemática

Resumo

O texto reúne algumas reflexões sobre a natureza da matemática e seu ensino no contexto escolar, ancoradas nos resultados terapêuticos obtidos na segunda fase do pensamento do filósofo Ludwig Wittgenstein sobre os fundamentos da matemática. Dentre eles, a ideia de autonomia das proposições matemáticas em relação ao empírico que resulta de sua crítica ao modelo referencial da linguagem presente nas concepções realistas e idealistas da matemática, relativizando-se, assim, crenças dogmáticas sobre a natureza de seus conteúdos, com implicações imediatas para as práticas pedagógicas. Tem-se como hipótese central, que ao ser explicitada a função normativa (e não descritiva) dos enunciados matemáticos, vários equívocos e confusões podem ser evitadas no ensino da disciplina, que ocorrem, em boa parte das vezes, quando se introduz métodos característicos das ciências naturais que levariam supostamente à descoberta de conteúdos matemáticos em geral. Observa-se que, ao se desconsiderar o papel distinto desempenhado pelas proposições matemáticas em relação ao das proposições empíricas, passa-se a se acreditar que as conjecturas matemáticas seriam hipóteses a serem testadas através de experimentações empíricas, relegando-se as provas matemáticas a segundo plano, ou mesmo descartando-as, como se a formalidade da matemática fosse um empecilho para a sua aprendizagem no contexto escolar. Em contraposição a esta crença, propõe-se na formação dos professores a explicitação da função paradigmática das demonstrações formais, que não só produzem novos sentidos, como também instruem o aluno a empregar os teoremas que fazem parte do currículo escolar. Conclui-se o texto propondo-se diretrizes preventivas de confusões na sala de aula advindas de pedagogias permeadas por concepções filosóficas sobre os fundamentos da matemática que, por sua vez, estão atreladas a uma concepção referencial da linguagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Maria Cornelia Gottschalk, Faculdade de Educação da USP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pós-doutora em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA). Docente na graduação e pós-graduação da FEUSP, São Paulo (SP), Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GERRARD, Steve. Wittgenstein in transition: the philosophy of mathematics. Tese de doutorado. Chicago, Illinois: Department of Philosophy - University of Chicago, 1987.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. “Uma Reflexão sobre o Sentido Linguístico Rumo a uma Pedagogia de Inspiração Wittgensteiniana”. Revista Educação e Realidade, vol. 45, nº 3, 2020.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. “Formation de certitudes et comprèhension”.

Cahiers de Philosophie du Langage. Images du Monde–Quelle place pour la science, vol. 9, pp.153-175, 2015.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. “Três concepções de significado na Matemática: Bloor, Granger e Wittgenstein”. In: Wittgenstein: aspectos pragmáticos. Campinas: UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2007.

HARDY, G. H. Em defesa de um matemático. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MORENO, Arley Ramos. Wittgenstein através das imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.

MORENO, Arley Ramos. Introdução a uma pragmática filosófica. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

MORENO, Arley Ramos. Wittgenstein - Apontamentos para uma epistemologia do uso. Salvador: Quarteto Editora, 2013.

Wright, Crispin. Wittgenstein on the Foundations of Mathematics. London: Duckworth, 1980.

Wittgenstein, Ludwig. Bemerkungen über die Grundlagen der Mathematik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Wittgenstein’s lectures on the foundations of mathematics. Editado por Cora Diamond. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Bemerkungen über die Grundlagen der Mathematik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989.

WITTGENSTEIN, Ludwig. On certainty Oxford:Blackwell, 1979.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Fichas (Zettel) Lisboa: Edições 70, 1981.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1999.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 80     PDF downloads: 42

Como Citar

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Apontamentos para o ensino da matemática escolar sob inspiração wittgensteiniana. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023071, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id786. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/15. Acesso em: 20 abr. 2024.