Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id443

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Conceitos Matemáticos, Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa na qual investigou-se de que forma a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) pode ser utilizada para explorar conceitos pertinentes à futura atuação profissional dos alunos. Como procedimento metodológico desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, coletando os dados por meio da observação semiestruturada dos encontros tutoreados e análise interpretativa de algumas avaliações. Mediante a um estudo de caso, averiguou-se possíveis vantagens e desvantagens da metodologia com educandos do 1º ano de um curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio. Como principais resultados teve-se a possibilidade de abordar diversos conceitos das áreas de Física, Química, Segurança no Trabalho e Matemática, além do trabalho em grupos. Como desvantagens, obteve-se a sensação de não solução do problema por alguns alunos. Concluiu-se que os papéis desempenhados pelos tutores determinaram o desencadeamento de vantagens e desvantagens da PBL em relação as aprendizagens dos alunos, além disso, a quebra de contrato didático não pode ser considerada uma desvantagem, pois pode ser utilizada para promover novas reflexões e atitudes nos envolvidos.

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Biografia do Autor

Caroline Almeida de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Rogério Ferreira da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor efetivo do Departamento de Ciências e Matemática e docente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP)

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

ALMEIDA DE SOUZA, Caroline; FERREIRA DA FONSECA, Rogério. Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020049, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id443. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/170. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos