Indeterminação Zero Elevado a Zero: Saberes Disciplinares e Pedagógicos na Formação Inicial de Professores de Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id442

Palavras-chave:

Potência, Formação de Professores, Performance Matemática Digital, Vídeos

Resumo

O trabalho apresenta uma prática realizada no curso de licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso, na qual o autor propôs aos acadêmicos, a criação de um material didático que abordasse algum conceito da matemática básica. Um grupo composto por quatro acadêmicos, escolheu realizar um vídeo abordando o conteúdo de Potência e foram conduzidos a reflexão sobre a potência zero elevado a zero. A partir desta prática, a pesquisa buscou compreender a relação desse grupo de acadêmicos com o saber matemático zero elevado a zero. Para a produção dos dados foi utilizado a abordagem qualitativa, e para a análise, a observação do diálogo entre o grupo e o professor via WhatsApp, observado o material didático produzido por eles e pelos relatos dos acadêmicos em um questionário. Como resultados percebeu-se que a potência, zero elevado a zero, é culturalmente concebida e ensinada, de forma equivocada através da frase: “todo número elevado a zero é um”. Trazendo reflexões sobre os processos de ensino desenvolvidos na formação inicial dos professores de matemática e indicando a mobilização conciliada dos saberes disciplinares e pedagógicos para que a indeterminação seja disseminada de forma correta nos espaços educacionais. Assim, espera-se contribuir com a formação de professores de matemática, na compreensão da indeterminação zero elevado a zero e fomentar a pesquisa e o ensino sobre este saber, nos diferentes contextos de ensino e aprendizagem da matemática.

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Biografia do Autor

Fabio Antunes Brun de Campos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, Licenciado em Matemática - UNIVAG, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

CAMPOS, Fabio Antunes Brun de. Indeterminação Zero Elevado a Zero: Saberes Disciplinares e Pedagógicos na Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020054, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id442. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/174. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos