Adaptação no roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática do GTERP para ensinar Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas

Autores

  • Eliane Bihuna de Azevedo eliane.azevedo@udesc.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Pedro Manuel Baptista Palhares palhares@ie.uminho.pt
    Universidade do Minho
  • Elisandra Bar de Figueiredo elisandra.figueiredo@udesc.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

10.37001/remat25269062v17id252

Palavras-chave:

Metodologia de Resolução de Problemas, Ensino de Cálculo, Limite por definição

Resumo

A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas é uma estratégia didática em que o estudante assume um papel mais ativo e comprometido com a sua aprendizagem e, o professor, de mediador dos processos de ensino e de aprendizagem. No Brasil, o Grupo de Trabalhos e Estudo em Resolução de Problemas (GTERP) é atuante e desenvolve pesquisas que visam atingir o ambiente escolar e, para tanto, seus integrantes costumam utilizar um roteiro com orientações referentes a forma de como o professor pode implementar tal metodologia. A terceira versão deste roteiro é constituída por dez atividades e pode ser utilizada em qualquer nível de ensino. No entanto, ao adotar este esse roteiro para ensinar conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior sentimos a necessidade de realizar algumas adequações nele para que fosse possível ensinar através da resolução de problemas e cumprir o plano de ensino da disciplina respeitando o calendário acadêmico. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que visava desenvolver estratégias para inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática para ensinar conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral nos horários regulares de aula. O objetivo deste texto é exemplificar como, na prática, a metodologia de Resolução de Problemas foi implementada a partir das orientações do roteiro do GTERP. Para tanto, apresentaremos e relataremos a tarefa proposta para abordar a definição formal de limite. Por fim, estabeleceremos um comparativo do roteiro do GTERP com o que de fato foi aplicado. As adequações nesse roteiro satisfizeram as nossas necessidades e cremos que preservaram a essência do que vem a ser uma aula cujo objetivo seja ensinar através da Resolução de Problemas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABDELMALACK, Andrea. O ensino-aprendizagem-avaliação da derivada para o curso de Engeharia através da Resolução de Problemas. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.

ALLEVATO, Norma Suelly Gomes; ONUCHIC, Loudes de la Rosa. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. Resolução de Problemas: Teoria e Prática. (35 – 52). Jundiaí/SP: Paco, 2014.

ALLEVATO, Norma Suelly Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de matemática. REnCiMa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 01-14, 2019.

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; FATORI, Luci Harue; SOUZA, Luciana Gastalfi Sardinha. Ensino de cálculo: uma abordagem usando Modelagem Matemática. Revista Ciência e Tecnologia. São Paulo, v. 10, 2010.

ANDRADE, Cecilia Pereira de; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Perspectivas para a Resolução de Problemas no GTERP. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JR, L. C.; PIRONEL, M. (org.). Perspectivas para a Resolução de Problemas. (443-466). São Paulo: Livraria da Física, 2017.

AZEVEDO, Eliane Bihuna de. Vivenciando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral. Tese de doutorado. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2019.

AZEVEDO, Eliane Bihuna de; FIGUEIREDO, Elisandra Bar de; PALHARES, Pedro Manuel Baptista. Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em Resolução de Problemas. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 153-178, 2019.

ARDOSO, Dienifer Tainara. Resolução de problemas e o software geogebra no ensino e aprendizagem de otimização de funções. (Dissertação de Mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias), Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2018.

FERREIRA, Nilton Cezar ; SILVA, Lilian Esquinelato da; MARTINS, Egidio Rodrigues. Resolução de Problemas no Ensino Superior. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JR, L. C.; PIRONEL, M. (org.). Perspectivas para a Resolução de Problemas. (189 – 219). São Paulo: Livraria da Física, 2017.

GUIMARÃES, Henrique Manuel. Pólya e as capacidades matemáticas. In: Educação e Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, n.114, p. 28-35. Nota biográfica da entrevista de George Pólya cedida à Jeremy Kilpatrick, 2011.

NCTM. Uma agenda para a acção. Lisboa: APM, 1985. (Tradução portuguesa do original de 1980).

NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner. Um curso de Matemática Básica através da Resolução de Problemas para os ingressantes da Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete. (Tese de Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema. 25(41), 73-98. Rio Claro, São Paulo, 2011.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: Bicudo, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. (199-220). São Paulo: Editora UNESP, 1999.

PAGANI, Érica Marlúcia Leite; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. O trabalho com derivadas no Ensino Médio através da Resolução de Problemas: aspectos da avaliação. REnCiMa, 7(1), 86 – 101, 2016.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro, Interciência, 2006.

RAFAEL, Rosane Cordeiro; ESCHER, Marco Antonio. Evasão, baixo rendimento e reprovações em Cálculo Diferencial e Integral: uma questão a ser discutida. VII Encontro Mineiro de Educação Matemática. Juiz de Fora, Minas Gerais, 2015. Disponível em: https://px-r.top/PYXkE. Acesso em: 19 jun 2019.

SABATKE, Jéssica Meyer. Construção do conceito de limite: ideias e contextos. (Trabalho de Graduação em Licenciatura em Matemática). Universidade Estadual de Santa Catarina, Joinville, 2016

SCHROEDER, T. L.; LESTER JR, F. K. (1989) Developing Understanging in Mathematics via Problem Solving. In: P. R. Trafton (Ed.) New Directions for Elementar School Mathematics. National Conuncil of Teachers of Mathematics, Reston, VA:NCTM, 31 – 42.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e.;MONTEJUNAS, Paulo Roberto; HIPÓLITO, Oscar; LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, 37(132), 641 – 659, 2007.

STEWART, James. Cálculo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, vol. 1, 7ª ed., 2013.

VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. (2004). Resolução de Problemas. In: Pedro Palhares e outros (coord.) Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico. (7-51). Lisboa: LIDEL, 2004.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 74     PDF downloads: 30

Como Citar

AZEVEDO, Eliane Bihuna de; PALHARES, Pedro Manuel Baptista; FIGUEIREDO, Elisandra Bar de. Adaptação no roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática do GTERP para ensinar Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020012, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id252. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/187. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática