Um panorama de investigações sobre Modelagem Matemática: Colômbia e Brasil

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da pesquisa colombiana e brasileira sobre Modelagem Matemática no campo da Educação Matemática. Nosso objetivo foi identificar o uso da modelagem na pesquisa realizada nos referidos países. Para isso, realizamos duas pesquisas em bancos de dados; na Colômbia, os grupos GrupLAC de Colciencias foram revistados e as informações do RECOMEM foram confrontadas. No Brasil, foi utilizado o Banco Tese da Capes. No caso da Colômbia, a seleção de documentos foi feita levando-se em conta que eram publicações em revistas, livros ou capítulos de livros. No caso do Brasil, por ter um estado da arte sobre o assunto, até 2015, usamos esse estudo e selecionamos as pesquisas mais recentes em 2016 e 2017. Apresentamos as categorias de similaridade que permitiriam saber mais sobre as abordagens teóricas, metodológicas e usos da modelagem matemática como campo de pesquisa. As categorias formadas foram: 1) ferramenta para: a) ensinar e aprender Matemática, b) desenvolver habilidades e competências, c) resolver problemas com / por meio da Matemática; d) formação política, crítica e democrática; e) estabelecer ambientes contextualizados e interdisciplinares com a matemática; e 2) objeto de estudo: a) aprender a modelar ; b) relação com outras abordagens e teorias e c) estudar a pesquisa em modelagem. Em geral, podemos notar semelhanças e diferenças entre as produções entre os dois países e quais investigações precisam ser realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AGUDELO MARIN, Y. M.; GARCÍA CASTRO, L. I. Desarrollo de la estimación de cantidades continuas en la magnitud volumen a través de la implementación de la modelación como estrategia de enseñanza y aprendizaje. Unión. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 46, p. 139–158, 2016.

ALENCAR, E. S. DE; ALMOULOUD, S. A. A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa. Reflexão e Ação, v. 25, n. 3, p. 204, 9 set. 2017.

ANCHIETA, R. J. F. Avaliação formativa de aprendizagem em modelagem matemática. (UFMT) - Universidade Estadual de la Amazonia. Teses (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). (UEA) - Universidad Federal de Pará - (UFPA) - Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT). 2017

ARAÚJO, J. Uma Abordagem Sócio-Crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. ALEXANDRIA. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 55–68, 2009.

AROCA, A.. Modelación matemática situada en un oficio. El caso de artesanos de la madera. Rev. U.D.C.A. Actual & Divulg. Cient. v. 19, n. 1, p. 227-235, June 2016

BARBOSA, J. C. Mathematical modelling in classroom: a socio-critical and discursive perspective. ZDM - Mathematics Education, v. 38, n. 3, p. 293–301, jun. 2006.

BARROS, M. R. Equações diferenciais ordinárias no contexto dos registros de representação semiótica e da modelagem matemática. Teses (Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática), Universidad Estadual de Maringa- UEM. 2017.

BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. Pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 904–927, dez. 2011.

BORJA MONTAÑA, D. F. Propuesta pedagógica: matemáticas en contexto. Revista Rutas de formación: prácticas y experiencias, n. 3, p. 60–67, 26 abr. 2017.

BRAZ, B. C. Aprendizagem matemática em uma comunidade de prática de futuros professores de matemática. Teses (Doutorado em Educação para Ciência e Matemática). Universidade Estadual de Maringa-UEM. 2017

BRAVO-BOHÓRQUEZ, A. et al. Enseñanza De Las Matemáticas En Ingeniería: Modelación Matemática Y Matemática Contextual. Revista Educación en Ingeniería, v. 11, n. 21, p. 27–31, 2016.

BUSTOS MOTAVITA, A. M.; BUSTOS MOTAVITA, G.; NOVOA PARRA, Y. C. Propuesta de ambientes de aprendizaje para la promoción de la modelación matemática desde la perspectiva crítica. Revista científica, v. 2, n. especial, p. 240–243, 1 out. 2013.

CAMELO-BUSTOS, F. J.; PERILLA TRIANA, W. Y.; MANCERA ORTIZ, G. Prácticas de modelación matemática desde una perspectiva socio crítica con estudiantes de grado undécimo. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 9, n. 2, p. 67–84, 2016.

CAMELO-BUSTOS, F. J.; ARAÚJO, J.; MANCERA, G. El proceso de familiarización de un profesor con la modelación matemática: el caso de Wilson. Educere et educare, v. 12, n. 24, 2017.

CARDENAS-CORDOBA, J. H.; SUAREZ-POVEDA, J. J. Modelación matemática computacional en la ejecución de técnicas de pateo en el Taekwondo (Dollyo Chagui). Revista Latinoamericana de Etnomatematica, v. 11, n. 1, 2018.

CRUZ HUERTAS, J.; MEDINA CASTAÑEDA, Y. Funciones en contexto. Una experiencia enriquecida en la modelación y simulación interactiva. Sistemas & Telemática, v. 11, n. 26, p. 59–80, 2013.

DOERR, H. M.; PRATT, D. The learning of mathematics and mathematical modeling. In: HEID, M. K.; BLUME, G. W. (Eds.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Research syntheses. Charlotte, NC: Information Age, 2008. p. 259–285.

GÓMEZ ÚSUGA, P. et al. Aspectos sociocríticos en la modelación matemática: una revisión documental. RECME: Revista Colombiana de Matemática Educativa, v. 1, n. 1, p. 353–358, 2015.

JULIE, C.; MUDALY, V. Mathematical Modelling of Social Issues in School Mathematics in South Africa Chapter. In: BLUM, W. et al. (Eds.). Modelling and Applications in Mathematics Education. New ICMI Study Series. Boston, MA: Springer US, 2007. v. 10p. 503–510.

KAISER, G.; SRIRAMAN, B. A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. ZDM - Mathematics Education, v. 38, n. 3, p. 302–310, jun. 2006.

MADRUGA, Z. E. DE F.; BREDA, A. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT, v. 3, n. 1, p. 67–81, 2017.

MARTÍNEZ PINILLA, D. M.; PÁEZ, O. P.; GARCÍA, G. Modelación desde la perspectiva de la educación matemática crítica. Cuestiones relacionadas con la obsolescencia. Revista científica, v. 2, n. especial. 288, 15 out. 2013.

MELILLO, C. R. A dualidade na formação no ensino profissionalizante em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática. Teses (Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação). Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 2017

MOLINA-TORO, J. F.; VILLA-OCHOA, J. A.; SUÁREZ-TÉLLEZ, L. La modelación en el aula como un ambiente de experimentación-con-graficación-y-tecnología. Un estudio con funciones trigonométricas. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 87–115, 2018.

MUÑOZ MESA, L. M. et al. Contextos Auténticos y la producción de modelos matemáticos escolares. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, n. 42, p. 48–67, 2014.

NISS, M.; BLUM, W.; GALBRAITH, P. Introduction. In: BLUM, W. et al. (Eds.). Modelling and Applications in Mathematics Education. Boston, MA: Springer US, 2007. p. 3–32.

NISS, M. et al. Conceptualisation of the Role of Competencies, Knowing and Knowledge in Mathematics Education Research. In: KAISER, G. (Ed.). Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education. Cham: Springer International Publishing, 2017. p. 235–248.

OLMOS ROJAS, C.; SARMIENTO RIVERA, D. R.; MONTEALEGRE QUINTANA, L. Competencia Matemática Modelizar: un Estudio Exploratorio desde la Función Cuadrática. Amazonia Investiga, v. 5, n. 9, p. 57–65, 2016.

PARRA-ZAPATA, M. M.; VILLA-OCHOA, J. A. Interacciones y contribuciones. Formas de participación de estudiantes de quinto grado en ambientes de modelación matemática. Actualidades Investigativas en Educación, v. 16, n. 3, p. 1–27, 1 set. 2016.

PARRA-ZAPATA, M. M.; VILLA-OCHOA, J. A. Tendencias en investigación en modelación matemática en educación primaria. RECME: Revista Colombiana de Matemática Educativa, v. 1, n. 1, p. 235–240, 2015.

PARRA-ZAPATA, M. M. et al. Participación de profesores en un ambiente de formación online. Un estudio en modelación matemática. Educación Matemática, v. 30, n. 1, p. 185–212, 1 abr. 2018.

PARRA-ZAPATA, M. M.; PARRA-ZAPATA, J. N.; VILLA-OCHOA, J. A. Gasto energético en las actividades físicas. Una experiencia de modelación matemática en la perspectiva socio-crítica. RECME: Revista Colombiana de Matemática Educativa, v. 2, n. 1, p. 54–61, 2017.

PARRA-ZAPATA, M. M. et al. Participación de profesores en un ambiente de formación online. Ejemplo de un diseño en modelación matemática. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, n. 50, p. 3–20, 2017.

PARRA-ZAPATA, M. M. et al. El Índice de Masa Corporal. Una experiencia de modelación y uso de modelos matemáticos para el aula de clase. Números. Revista de didáctica de las matemáticas, v. 92, p. 21–33, 2016.

PEÑA-PÁEZ, L. M.; MORALES-GARCIA, J. F. La modelación matemática como estrategia de enseñanza-aprendizaje: El caso del área bajo la curva. Revista Educación en Ingeniería, v. 11, n. 21, p. 64–71, 2016.

PEÑA, L. M.; SOTO, L. M.; MARIÑO, O. Y. La modelación matemática como estrategia pedagógica para la resolución de problemas de optimización para estudiantes de ingeniería. In: SERNA, E. M. (Ed.). Desarrollo e Innovación en Ingeniería. Medellín: Instituto Antioqueño de Investigación, 2017. p. 359–668.

PLAZA GÁLVEZ, L. F. Obstáculos presentes en Modelación Matemática. Caso Ecuaciones Diferenciales en la formación de Ingenieros. Revista Científica, v. 2, n. 25, p. 176–187, 2016.

PLAZA GÁLVEZ, L. F. Modelamiento Matemático De Fenómenos Ciclicos. Scientia et Technica, n. 48, p. 145–150, 2011.

PLAZA GÁLVEZ, L. F. Modelo Matemático para vaciado de Tanques. Scientia et Technica, v. 22, n. 1, p. 122–170, 2017.

PRECIADO-BABB, A. P. et al. Exploring perspectives on mathematical modelling: a literature survey. In: BERGQVIST, E. et al. (Eds.). Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol.4). Umeå, Sweden: PME, 2018. p. 3–10.

RENDÓN-MESA, P. A.; DUARTE, P. V. E.; VILLA-OCHOA, J. A. Articulación entre la matemática y el campo de acción de la ingeniería de diseño de producto: componentes de un proceso de modelación matemática. Revista de la Facultad de Ingenieria U.C.V., v. 31, n. 2, p. 21–36, 2016.

RIVERA QUIROZ, S. M.; LONDOÑO ORREGO, S. M.; JARAMILLO LÓPEZ, C. M. Medida de áreas en contextos auténticos : un enfoque desde la modelación matemática. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, n. 48, p. 79–99, 2016.

ROZAL, E. F. Modelagem matemática na educação básica: um olhar sobre os conhecimentos que emergem em experiências vivenciadas pelos estudantes. Teses (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidad Federal do Mato Grosso (UFMT)- Universidad Estadual da Amazônia - (UEA)- Universidad Federal do Pará -(UFPA). 2017

SILVA, D. P. A invariável prática da regra de tres na escola. Tese (Doutorado em Educação Ciência e Matemáticas). Universidade Federal do Para-UFP. 2017

SILVA, C. DA; KATO, L. A. Quais Elementos Caracterizam uma Atividade de Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica? Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 817–838, ago. 2012.

SOARES, M. R. Um Estado da Arte das Pesquisas Acadêmicas sobre Modelagem em Educação Matemática (de 1979 a 2015) nas Áreas de Educação e de Ensino da Capes: as dimensões fundamentadas e as direções históricas. Teses (Doutorado em Educação Matemática). Pontificia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP. 2016.

TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, v. 9, p. 38–56, 29 jul. 2014.

TOLEDO-CHICAIZA, Z. P.; CRUZ-ROJAS, G. A. Una propuesta para la enseñanza de los números decimales en un contexto agrícola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 116–138, 2018.

VANEGAS-GARCÍA, D. M.; CAMELO-BUSTOS, F. J. Contribuciones al desarrollo del pensamiento crítico en prácticas de modelación matemática: alzas en el SITP. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, 2018.

VILLA-OCHOA, J. A. Grupo de Discusión: la modelación en la matemática Educativa sus metodos de investigación y el impacto educativo en la formación y desarrollo de la docencia de la matemática. XXXII Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa. Medellín: 2018

VILLA-OCHOA, J. A. Modelación matemática a partir de problemas de enunciados verbales: un estudio de caso con profesores de matemáticas. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 8, n. 16, p. 133, 31 out. 2015.

VILLA-OCHOA, J. A.; BERRÍO, M. J. Mathematical Modelling and Culture: An Empirical Study. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.). Mathematical Modelling in Education Research and Practice, International Perspectives on the Teaching and Learning. Cham: Springer, 2015. p. 241–250.

VILLA-OCHOA, J. A.; LÓPEZ, C. M. J. Sense of Reality Through Mathematical Modelling. In: KAISER, G. et al. (Eds.). Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Dordrecht: Springer, 2011. p. 701–711.

VILLA-OCHOA, J. A. Aspectos de la modelación matemática en el aula de clase. El análisis de modelos como ejemplo. In: ARRIETA, J.; DIAZ, L. (Eds.). Investigaciones latinoamericanas de modelación de la matemática educativa. Barcelona: Gedisa, 2016. p. 109–138.

VILLA-OCHOA, J. A.; CASTRILLÓN-YEPES, A.; SÁNCHEZ-CARDONA, J. Tipos de tareas de modelación para la clase de matemáticas. Espaço Plural, v. 18, n. 36, p. 219–251, 2017.

VILLA-OCHOA, J. A.; ROSA, M.; GAVARRETE, M. E. Aproximaciones socioculturales a la Modelación en Educación Matemática. Aportes de una comunidad latinoamericana. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 4–12, 2018.

VILLA-OCHOA, J. A.; GONZÁLEZ-GÓMEZ, D.; CARMONA-MESA, J. A. Modelación y Tecnología en el Estudio de la Tasa de Variación Instantánea en Matemáticas. Formación Universitaria, v. 11, n. 2, p. 25–34, abr. 2018.

ZANELLA, M. S. Tareas de Modelación Matemática en los años iniciales de la enseñanza fundamental: un estudio con alumnos alemanes y brasileños. Teses (Doutorado em Educação para Ciência e Matemática). Universidad Estadual de Maringá- UEM. 2017.

ZAPATA-GRAJALES, F. N.; CANO-VELÁSQUEZ, N. A.; VILLA-OCHOA, J. A. Art and Geometry of Plants: Experience in Mathematical Modelling through Projects. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, n. 2, p. 585–603, 12 set. 2018.

Publicado

01-01-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 26     PDF (Español (España)) downloads: 17

Como Citar

VILLA-OCHOA, Jhony Alexander; SOUZA DE ALENCAR, Edvonete. Um panorama de investigações sobre Modelagem Matemática: Colômbia e Brasil. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 18–37, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/229. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática