O Estágio de Jessyca – aluna deficiente visual da Licenciatura em Matemática da UFG - reflexões sobre os desafios e dilemas de uma formação à três

Autores

  • Maria Bethânia Sardeiro dos Santos mariabethania.ime.ufg@gmail.com
    Instituto de Matemática e EstatísticaUniversidade Federal de Goiás http://www.mat.ufg.br
  • Maria Euripedes de Souza Dias euripadias@gmail.com
    CEBRAV
  • Jessyca Rodrigues de Castro jessycacastro@hotmail.com
    UFG

Palavras-chave:

Inclusão, Socialização, Formação de professores de matemática

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de divulgar os bastidores do estágio que aconteceu em 2016, no CEBRAV- Goiânia trazendo reflexões relacionadas à formação do professor de matemática para alunos cegos. Pretende sensibilizar os profissionais do Ensino Superior para a inclusão. Optamos por elaborar relatos que se aproximam, metodologicamente, de histórias de vida porque é vida que construímos – dentro e fora da academia.

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Biografia do Autor

Maria Bethânia Sardeiro dos Santos, Instituto de Matemática e EstatísticaUniversidade Federal de Goiás

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística – IME/UFG (2017).

Maria Euripedes de Souza Dias, CEBRAV

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1987) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Delta (2013). É professora do Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual - CAP/ CEBRAV e do Centro Universitário Anhanguera.

Jessyca Rodrigues de Castro, UFG

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística – IME/UFG (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000) e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2013). É professora e pesquisadora do IME/UFG desde 1994.

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Publicado

01-09-2018

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Como Citar

SARDEIRO DOS SANTOS, Maria Bethânia; SOUZA DIAS, Maria Euripedes de; CASTRO, Jessyca Rodrigues de. O Estágio de Jessyca – aluna deficiente visual da Licenciatura em Matemática da UFG - reflexões sobre os desafios e dilemas de uma formação à três. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 565–579, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/250. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos