Trilhando saberes: a trajetória da criação de um grupo em contexto colaborativo

Zionice Rodrigues, Luciane de Castro Quintiliano, Helen de Freitas Santos

Resumo

Esta história de experiências procura descrever as principais ações que três licenciandas em Matemática, uma professora da Educação Básica da rede estadual de ensino, um professor Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico da rede estadual paulista, duas professoras de Informática e duas professoras de Prática de Ensino de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Birigui  tem desenvolvido num Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Cientifica vinculado ao CNPq. 

Palavras-chave

Educação Matemática; raciocínio lógico; pensamento algébrico; trabalho colaborativo; Grupos Colaborativos; Educação Matemática

Texto completo:

PDF

Referências

BOAVIDA, A M. & PONTE, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org), Reflectir e investigar sobre a prática profissional pp. 43-55. Lisboa: APM.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationship of knowledge and practice: Teacher learning in the communities. Review of Research in Education, n. 24, p. 249-305, 1999.

FLORES, S R. Linguagem matemática e jogos: uma introdução ao estudo de expressões algébricas e equações do 1º grau para alunos do EJA (dissertação) São Carlos: UFSCar, 2013

GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

JUNIOR Marcos Antonio Gonçalves et al. Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática: repensar a formação de professores é preciso! / organizadores: Campinas, SP : FE/UNICAMP, 2014.

PEREIRA Tânia Michel Projetos: O uso da informática no ensino da matemática na educação básica e Fábrica Virtual. Acesso em 12 de mar de 2015 disponivel em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/algebra_dos_vitros/index.html

PASSOS A Q et al..O pensamento algébrico e as tarefas de investigação: uma experiência no ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências V.9, No. 1 2014

SÃO PAULO. Comunicado Conjunto CIMA-CGEB Diário Oficial [do Estado de São Paulo], São Paulo, SP, v. 125, n. 16, 24 jan. 2015.Seção I, p. 27. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2012.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud