Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id701

Palavras-chave:

Matemática, Proficiência, Leitura, Teste de Cloze

Resumo

Este artigo apresenta e discute parte dos resultados de um subprojeto de pesquisa desenvolvido e que está vinculado a um projeto de pesquisa guarda-chuva denominado “Abordagem linguística ao letramento matemático: teoria e prática pedagógica”. Este recorte tem como objetivo identificar a proficiência na leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar de alunos do Ensino Fundamental. As bases teóricas que sustentam nossa pesquisa são a matemática como um discurso e o texto como uma relação sociodiscursiva que se realiza por meio de gêneros textuais. Além destas bases, trazemos autores que discutem o uso do Teste de Cloze para aferir a proficiência em leitura. Possui abordagem quantitativa e é do tipo exploratório. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de um Teste de Cloze constituído por dois textos do discurso matemático escolar, nossos instrumentos de pesquisa. Os resultados apontam para a baixa proficiência de alunos do ensino fundamental na leitura de gêneros textuais desse discurso e que as palavras com maior carga semântica tiveram média de acertos acima das que possuem menor carga semântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabrielle Janaina Barros de Menezes, Prefeitura Municipal de Marabá

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa). Professora da Prefeitura Municipal de Marabá.

Ronaldo Barros Ripardo, Universidade Federal o Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Educação pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referências

BORMUTH, John. Cloze test readability: criterion reference scores. Journal of Educational Measurement, n. 5, 1986, pp. 189-196.

CAVALCANTI, Camillo Baptista Oliveira. Moderna perspectiva das classes de palavras: em homenagem a Joaquim Mattoso Câmara Jr. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 8., 2005, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Série VIII, n. 3. Rio de Janeiro: UFF, 2005. Disponível em: http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno03-15.html. Acesso em 20 de agosto de 2021.

CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008.

COMÉRIO, Marta Santana. Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos. Tese (doutorado em educação). 301 f. 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251494/1/Comerio_MartaSantana_D.pdf. Acesso em 31 de março de 2021.

FUNDAÇÃO LEMANN E MERITT. Portal QEdu: Canaã Dos Carajás. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/5240-canaa-dos-carajas/proficiencia. Acesso em 23 de maio de 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

KLEIN, Ruben. Escala de proficiência. In: GLOSSÁRIO Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores, Belo Horizonte, s/d. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escala-de-proficiencia. Acesso em 20 de agosto de 2021.

MACIEL, Aline Guilherme. Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora. Dissertação (Mestrado em Educação). 134 f. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_MACIEL_Aline_Guilherme.pdf . Acesso 31 de março de 2021.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão.

São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENEGAT, Luciana Arenhart. Relação entre compreensão leitora e aprendizagem matemática: uma investigação com licenciandos em matemática. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3078/1/000388457-Texto%2BCompleto-0.pdf. Acesso em 31 de março de 2021.

MORAIS, Maria das Dores. Papel da compreensão leitora da resolução de problemas matemáticos. 2010. 107f. Dissertação (Mestrado) - Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UCAP_a4be17b8d17929adf4f2e29e09feae1e. Acesso em 30 de março de 2021.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely.; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. (2008). Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Paidéia, n. 18, v. 41, 2008, pp. 531-540.

RIPARDO, Ronaldo Barros. Escrever bem aprendendo matemática: tecendo fios para uma aprendizagem matemática escolar. 2014. 314f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062015-130813/pt-br.php. Acesso em 20 de agosto de 2021.

PIRES, Célia Maria Carolino. A arte de raciocinar. In: MURRIE, Z. F. (org.). Matemática: livro do estudante/ensino fundamental. 2 ed. Brasília: MEC/Inep, 2006. pp. 31-56.

SANTOS, Acácia A. Angeli dos. Desempenho em leitura: Um estudo diagnóstico da compreensão e hábitos de leitura em universitários. Estudos de Psicologia, n. 8, v. 1, 1991, pp. 6-19.

SANTOS, Acácia A. Angeli dos; PRIMI, Ricardo; TAXA, Fernanda de O. S.; VENDRAMINI, Claudette M. M. O Teste de Cloze na Avaliação da Compreensão em Leitura. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, n. 15, v. 3, pp. 549-560. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/gtXWFDhqfQ4VQykPfNGFQqJ/?format=pdf. Acesso em 3 de junho de 2021.

SFARD, Anna. Thinking as communicating: human development, the growth ofdiscourses, and mathematizing. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

SILVA, Angélica da Fontoura Garcia. A álgebra: suas funções e seus usos. In: MURRIE, Z. F. (org.). Matemática: livro do estudante/ensino fundamental. 2 ed. Brasília: MEC/Inep, 2006. pp. 149-170.

STOCKEMER, Daniel. Quantitative methods for the social sciences: a practical introduction with examples in SPSS and Stata. Germany: Springer International Publishing, 2019.

TAYLOR, Wilson. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, n. 30, 1953, pp. 415-433.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 66     PDF downloads: 35

Como Citar

MENEZES, Gabrielle Janaina Barros de; RIPARDO, Ronaldo Barros. Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022058, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id701. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/47. Acesso em: 23 abr. 2024.