A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emilia

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id703

Palavras-chave:

Noção de quantidade, Educação Infantil, Reggio Emilia, Abordagem exploratória, Investigação baseada em designRemover Investigação baseada em design

Resumo

O artigo dedica-se a analisar as formas de expressar a noção de quantidade apresentadas por crianças em idade pré-escolar a partir de atividades baseadas na Abordagem de Reggio Emilia. Orientadas pela questão “Quais as formas de expressar quantidades são apresentadas por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na Abordagem de Reggio Emilia?”, realizamos uma investigação com crianças de quatro a seis anos no contexto de três atividades baseadas na ludicidade e no diálogo. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa, tomou como abordagem a Investigação Baseada em Design (IBD) em que foram desenvolvidas atividades mobilizadoras de estratégias e recursos para expressar quantidades. O material empírico constitui-se das notas de campo e das transcrições das gravações em áudio das conversas e interações com as crianças (roda e individualizadas) e das fichas de trabalho das crianças. A análise apontou distintas formas de expressar a noção de quantidade, as quais estão circunscritas nos temas: estimativa, contagem e escrita numérica. A estimativa foi manifestada em face aos esforços das crianças para expressar quantidades indicadas nas tarefas utilizando-se de desenhos e justificativas verbalizadas. A contagem foi usada em diferentes situações como forma de determinar as quantidades solicitadas nas atividades. A escrita numérica caracterizou o processo de expressar quantidades a partir da escrita de números. Como resultado, evidenciamos a relevância do professor da Educação Infantil oportunizar para a criança situações em que possa mobilizar e desenvolver noções matemáticas, tais como quantidade e número, desenvolvendo as suas cem linguagens, conforme propõe a educação em Reggio Emilia. As atividades propostas no âmbito da IBD potencializaram nas crianças as formas de expressar quantidade, desenvolvendo as múltiplas linguagens das crianças, ao mesmo tempo em que propiciaram a escuta, socialização, autonomia e o protagonismo infantil.

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Biografia do Autor

Indiana Picolo Vial, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora na Secretaria Municipal de Educação de Erechim (SMED), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Bolsista Produtividade PQ2 - CNPq. Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora, Classe E, nível associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus de Erechim e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias. 

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

PICOLO VIAL, Indiana; RICHIT, Adriana. A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emilia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022059, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id703. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48. Acesso em: 25 abr. 2024.