"Uma" Metacompreensão do Ensino e Aprendizagem de Matemática através de Videoaulas

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id706

Palavras-chave:

Metanálise, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Videoaula, Comunicação

Resumo

O presente trabalho consiste numa Metanálise Qualitativa de três estudos independentes que versam sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática através de Videoaulas. Para isso, o objetivo principal é compreender como o ensino e a aprendizagem de Matemática através de videoaulas podem desenvolver aspectos da comunicação dialógica entre professores youtubers e os estudantes dos canais onde são veiculados os materiais, de modo a fomentar uma transformação social dos sujeitos envolvidos neste processo. Os dados obtidos são recortes dos dados dos estudos primários, ou seja, dos artigos e do capítulo de livro constitutivos da Metanálise. A sistematização e a análise desses dados foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise de Discurso de linhagem francesa (AD), teorizada por Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Os achados da pesquisa, sistematizados sob dois eixos temáticos, indicam haver a possibilidade de se constituir uma comunicação matemática entre os sujeitos em questão, com implicações de natureza social e inclusiva.

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Biografia do Autor

Fernando de Carvalho Pires, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Joseane Mirtis de Queiroz Pinheiro, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro, São Paulo, Brasil.

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

CARVALHO PIRES, Fernando de; QUEIROZ PINHEIRO, Joseane Mirtis de. "Uma" Metacompreensão do Ensino e Aprendizagem de Matemática através de Videoaulas . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022060, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id706. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/49. Acesso em: 20 abr. 2024.