Estratégias de avaliação: conexões entre Mentalidades Matemáticas e Avaliação Formativa Alternativa

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id636

Palavras-chave:

Avaliação Formativa Alternativa, Mentalidades Matemática, Estratégias de Avaliação

Resumo

Neste artigo mostramos como algumas estratégias de avaliação (portfólio de matemática, diário de matemática, rubricas, comentários, autoavaliação e conferência) dialogam com a Avaliação Formativa Alternativa (AFA) de Fernandes (2006) e com as Mentalidades Matemáticas de Boaler (2018). Entendemos que educadores e educadoras críticas, na perspectiva freireana, não são meros implementadores de práticas e ideias alheias e que, portanto, buscam refletir sobre suas práticas dentro de um contexto complexo. Deste modo, ao invés de oferecer “instrumentos de avaliação” prontos para serem utilizados, apresentamos reflexões a respeito do processo avaliativo (o que, como e por que avaliar?) partindo brevemente de seus efeitos negativos (classificação, discriminação, ansiedade, distorções no significado do que é e de como se aprende matemática), passando por uma clarificação do que pode significar uma avaliação formativa, e também apresentando elementos de Mentalidades Matemáticas que podem colaborar com a realização da AFA no contexto específico da matemática. Ao final, apresentamos exemplos de estratégias de avaliação que julgamos coerentes com o que foi discutido e que possam ajudar o professor e a professora de matemática em seu próprio contexto de prática e reflexão avaliativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Rodrigues Batista, GPMEE - IFSP

Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor do Colégio Santa Rita de Cássia.

Laissa Figueiredo do Valle, GPMEE - IFSP

Mestre em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Professora de Matemática na Roda de Matemática.

Natan Onoda, GPMEE-IFSP

Licenciado em Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz. Professor de Matemática do Senac, Unidade Francisco Matarazzo - SP.

Valéria Azzi Collet da Graça, GPMEE - IFSP

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.

Henrique Marins de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Doutor em Educação Matemática e Mestre em Matemática Universitária pela UNESP - Campus de Rio Claro; Mestre em Filosofia pela EFLCH-UNIFESP; licenciado em Matemática pela UNESP - Campus de Guaratinguetá. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus São Paulo.

Referências

AMBRÓSIO, Marcia. Avaliação. os registros e o portfólio: Ressignificando os espaços do ciclo da juventude. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

BLACK, P.; WILIAM, D. Inside the black box: Raising standards through classroom assessment. Phi Delta Kappan, 1998.

BOALER, Jo. Ability and mathematics: The mindset revolution that is reshaping education. FORUM, v. 55, n. 1, pp. 143-152, 2013.

BOALER, Jo. Research suggests that timed tests cause math anxiety. Teaching children mathematics, v. 20, n. 8, p. 469-474, 2014b.

BOALER, Jo. Mathematical Mindsets: Unleashing students' potential through creative math, inspiring messages and innovative teaching. San Francisco: John Wiley & Sons, 2015.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, Jo. Prove it to me. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 24, n. 7, 2019.

BOALER, Jo; DANCE, Kristina; WOODBURY, Estelle. From Performance to Learning: Assessing to Encourage Growth Mindsets. Disponível em: https://www.youcubed.org/wp-content/uploads/2018/04/Assessent-paper-final-4.23.18.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021.

BOALER, Jo; MUNSON, Jen; WILLIAMS, Cathy. Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental - volume 2. Porto Alegre: Penso, 2020.

BOALER, J.; STAPLES, M. Creating Mathematical Futures through an Equitable Teaching Approach: The case of Railside School. Teachers College Record, v. 110, n. 3, pp. 608–645, 2008.

BONA, A. S. D. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2010. 404f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27897. Acesso em: 20 ago. 2021.

BONA, A. S. D. e BASSO, M.V.A Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Bolema, v. 27, n. 46, Ago 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300005. Acesso em: 25 ago. 2021.

BURNETT, Andrew. Creating a Gradeless Class in a School That Requires Grades. Teachers going gradeless. Ago 2018. Disponível em: https://www.teachersgoinggradeless.com/blog/2018/08/18/burnett-how-to. Acesso em: 25 ago. 2021.

BUTLER, Ruth. Task-involving and ego-involving properties of evaluation: Effects of different feedback conditions on motivational perceptions, interest, and performance. Journal of educational psychology, v. 79, n. 4, p. 474, 1987.

BUTLER, Ruth. Enhancing and undermining intrinsic motivation: The effects of task‐involving and ego‐involving evaluation on interest and performance. British journal of educational psychology, v. 58, n. 1, pp. 1-14, 1988.

DWECK, Carol. Mindset: The new psychology of success. Nova York: Random House Digital, 2006.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, pp. 21-50, 2006.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 41, pp. 347-372, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In. BRANDÃO, C. R. (org.) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982. pp. 89-101.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Paz e Terra: São Paulo, 2018.

IRALA, V. B; BLASS, L. Junqueira, S.M.S. Introduzindo o conceito de Avaliação por rubricas por intermédio de oficinas: análise de uma experiência piloto. Contexto & Educação. Editora Unijuí , ISSN 2179-1309, Ano 36, nº 113, Jan./Abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10083. Acesso em: 28 ago. 2021.

LOBATO, A. S.; BRITO, S. R. SOUZA, D. N. N.; FAVERO, E. L. Um sistema gerenciador de rubricas para apoiar a avaliação em ambientes de aprendizagem. XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2009. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SBIE/2009/conteudo/artigos/completos/62042_1.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PULFREY, Caroline; BUCHS, Céline; BUTERA, Fabrizio. Why grades engender performance-avoidance goals: The mediating role of autonomous motivation. Journal of Educational Psychology, v. 103, n. 3, p. 683, 2011.

VALLE, Laissa Figueiredo do. Mathematical Mindsets (Mentalidades Matemáticas): Uma nova abordagem para o ensino e aprendizagem das matemáticas. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - IFSP. São Paulo, 128 p., 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

10-06-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 184     PDF downloads: 124

Como Citar

BATISTA, Guilherme Rodrigues; VALLE, Laissa Figueiredo do; ONODA, Natan; GRAÇA, Valéria Azzi Collet da; CARVALHO, Henrique Marins de. Estratégias de avaliação: conexões entre Mentalidades Matemáticas e Avaliação Formativa Alternativa. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022034, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id636. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/55. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática