Prova em dupla e com consulta em aulas de Cálculo? Agora ficou fácil tirar 10!

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DOI:

10.37001/remat25269062v19id663

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Avaliação da Aprendizagem, Prova Escrita, Regulação da Aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, baseados em uma perspectiva de avaliação que tem a função primeira da regulação da aprendizagem, discutimos o desenvolvimento de uma prática avaliativa que utiliza o instrumento prova-escrita-com-consulta-ao-caderno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, que apresenta e discute potencialidades desse instrumento avaliativo para uma avaliação da aprendizagem que fomenta os processos de regulação do ensino e da aprendizagem em aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), organizadas em um ambiente pautado em episódios de resolução de tarefas. A prática avaliativa foi desenvolvida em turmas de CDI 3 do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, câmpus Londrina, no ano de 2019. A análise realizada evidenciou que a prova-escrita-com-consulta-ao-caderno é recurso para uma prática que busca articular o caráter formativo e o somativo da avaliação, sendo de fácil adaptação em relação ao corriqueiro instrumento prova escrita. Além disso, destacamos que o instrumento em si não possui uma natureza formativa ou somativa, mas o modo que o professor planeja, executa e envolve os alunos nessa prática avaliativa tem influência direta aos propósitos e decisões pedagógicas que as informações recolhidas por meio dele irão gerar.

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Biografia do Autor

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Renata Graciele Batista Rodrigues Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Talita Canassa Weber, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

10-06-2022

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Como Citar

MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; RODRIGUES RODRIGUES, Renata Graciele Batista; WEBER, Talita Canassa. Prova em dupla e com consulta em aulas de Cálculo? Agora ficou fácil tirar 10!. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022039, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id663. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/60. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática

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