Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id655

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Matemática Realística, Avaliação Didática, Vaivém

Resumo

Este artigo tem como objetivo cotejar, analisar e discutir algumas das intenções declaradas por uma professora e as respectivas intenções reconhecidas por uma estudante em intervenções feitas em um instrumento de avaliação denominado Vaivém. Para tanto, é apresentada a Avaliação Didática, entendida como a avaliação democrática da aprendizagem, tomada como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem. Nela, recomenda-se que o professor se valha da maior quantidade de instrumentos possível, a fim de obter diferentes informações a respeito do que os estudantes sabem. Um desses instrumentos, o Vaivém, possibilita a criação de um espaço de diálogo individual entre professor e estudante. Para análise, foi escolhida uma estudante que participou da dinâmica do Vaivém durante todo o ano letivo da disciplina de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina durante o ano de 2019. Foi solicitado à professora e à estudante que compusessem um quadro com cada uma das intervenções feitas no Vaivém e suas respectivas intenções. Em seguida, foram cotejadas quatro intenções e discutidas ao longo do texto. Foi possível observar que o Vaivém possibilitou que a dis estudasse ao lidar com as intervenções, que se constituísse um espaço de reflexão em que as respostas pudessem ser repensadas, reconstruídas, revistas e complementadas, um instrumento que permite um diálogo individualizado com cada estudante e, consequentemente, um importante instrumento para a Avaliação Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Instituto Federal do Paraná – IFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Instituto Federal do Paraná campus Capanema.

Mariana Souza Innocenti, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Jessica Aparecida Borssoi Zanquim, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BENEDITO, J. E. G. Um estudo do caráter de continuidade na avaliação didática. 2018. 63f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

BURIASCO, R. L. C. de; FERREIRA, P. E. A.; CIANI, A. B. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Bolema, Rio Claro (SP), v. 22, n. 33, p. 69-96, 2009.

DE LANGE, J. Assessment: No change without problems. In: T. A. Romberg (Ed.), Reform in School Mathematics and Authentic Assessment. New York: SUNY Press, 87-172, 1995.

DE LANGE. Framework for classroom assessment in mathematics. Madison: WCER, 1999.

FERREIRA, P. E. A. Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

HADJI, C. A Avaliação, Regras do Jogo: das intenções aos instrumentos. 4ª ed. Porto: Porto Editora, 1994.

MENDES, M. T. Utilização da Prova em Fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. 274 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

PASSOS, A. Q.; BURIASCO, R. L. C. de; SOARES, M. T. Ideias de Van Hiele e Educação Matemática Realística: algumas aproximações. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 65, p.1533-1548, dez. 2019.

PEDROCHI JUNIOR, O. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em Matemática. 2012. 56f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

RODRIGUES, P. H. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. 2019. 191 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. DE C. T. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetiké, Campinas (SP), v. 28, 2020, p. 1-26.

ROSSETTO, H. H. P. O desenvolvimento de um framework de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem de matemática. 2021. 91f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

SILVA, G. dos S. e. Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

SILVA, G. dos S. e.; BARDAÇON, A. C.; VENTURINI, L. de S. Um estudo de um Vaivém à luz da Educação Matemática Realística. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019, Londrina. Anais [...]. Londrina: SBEM, 2019. p. 1-14.

SILVA, V. K. da. Feedback: recurso para aulas de matemática. 2020. 68f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. Assessment and Realistic Mathematics Education. Utrecht: CD-ß Press/Freudenthal Institute, Utrecht University. 1996.

Downloads

Publicado

10-06-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 57     PDF downloads: 21

Como Citar

SILVA, Gabriel dos Santos e; INNOCENTI, Mariana Souza; ZANQUIM, Jessica Aparecida Borssoi. Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022041, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id655. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/62. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática