A formação compartilhada do futuro professor que ensinará matemática: contrapontos à BNC-formação

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id731

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Práticas compartilhadas, Estágio docente, Ensino de Matemática

Resumo

O presente texto centra-se na análise de uma parceria estabelecida entre a formadora do curso de Pedagogia e sua orientanda, professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que possibilitou uma formação compartilhada para as práticas de ensino de Matemática. Tem como objetivo apontar indícios de como essa parceria possibilitou aprendizagens aos futuros professores. A análise, centrada nas narrativas produzidas pelos graduandos ao final do curso, pautou-se em três unidades temáticas que emergiram dos textos: o desenvolvimento do gosto pela Matemática; a importância do conhecimento do professor para o ensino de Matemática; um novo olhar para o ensino de Matemática na escola pública. Os resultados apontam indícios de como os futuros professores se apropriaram de alguns princípios que nortearam as práticas das formadoras e construíram consciência de que a formação não se esgota na graduação e requer um repertório de saberes para o exercício da docência visando a tornar a Matemática acessível e prazerosa a todos os alunos.

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Biografia do Autor

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF).

Kátia Gabriela Moreira, Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas.

Referências

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

NACARATO, Adair Mendes; MOREIRA, Kátia Gabriela. A formação compartilhada do futuro professor que ensinará matemática: contrapontos à BNC-formação. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022005, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id731. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/67. Acesso em: 18 abr. 2024.