Contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes para a formação de professores da EJA

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id734

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Saberes dos estudantes da EJA, Paulo Freire

Resumo

Na presente produção analisamos a importância da escuta e da valorização dos saberes e conhecimentos dos jovens, adultos e idosos e como isso pode contribuir para a formação dos professores que atuam na EJA. Destacamos que a construção de práticas curriculares para a EJA deve levar em consideração as narrativas desses estudantes, e devem estar mais próximas de suas realidades. Por meio da apresentação de fragmentos das narrativas de João e de Dona Anita, ressaltamos a importância da promoção de espaços propícios ao aparecimento da palavra falada, do diálogo e da escuta atenta freireanos. João apresenta uma matemática ligada aos saberes do seu trabalho, e outra, ligada à sua vida de estudante. Dona Anita nos conta sobre sua vida atravessada pelas questões de gênero, destacando ter conhecido as letras no trânsito entre sua casa e o trabalho. Os resultados reiteram a ideia freireana de que esses sujeitos chegam à escola com saberes construídos em suas experiências, não sendo, portanto, caixas vazias ou sujeitos analfabetos. Concluímos reforçando a atualidade do pensamento de Paulo Freire, sobretudo quanto ao diálogo para a construção de uma educação crítica, democrática e libertadora.

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Biografia do Autor

Francisco Josimar Ricardo Xavier, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação Matemática, Etnomatemática, Currículos e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Integra o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

Julio Cesar de Moura Dias, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). Professor de Arte da rede pública municipal de Macaé – RJ.

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF). 

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

XAVIER, Francisco Josimar Ricardo; DIAS, Julio Cesar de Moura; FREITAS, Adriano Vargas. Contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes para a formação de professores da EJA. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022006, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id734. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/68. Acesso em: 20 abr. 2024.