Relações teórico-práticas na formação matemática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: velhos e novos desafios

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id715

Palavras-chave:

Pedagogia, Matemática, Práxis

Resumo

A literatura específica tem sido recorrente em afirmar a necessidade de repensar a formação docente dos anos iniciais do ensino fundamental de modo geral e, especificamente, daqueles que ensinam Matemática. A formação desses profissionais vem se constituindo, ao longo de décadas, um campo de disputas de concepções em que as ambiguidades, contradições e indefinições presentes na legislação vigente para a formação de professores no curso de Pedagogia refletem tentativas de aliar interesses distintos. A Resolução CNE/CP nº 02/2019 (BNC-Formação) carrega uma perspectiva de formação que enfatiza o ensino por competências, pautado na técnica e no conteúdo, comprometendo a ideia de unidade teoria-prática, entendida como práxis social. O texto discute a práxis na formação matemática de professores dos anos iniciais, tendo como pano de fundo uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual do Piauí que visou investigar a dimensão teórico-prática no processo formativo do curso de Pedagogia. A investigação fez uso de entrevistas com docentes e grupo focal com discentes. A análise revela que a formação docente conduzida na perspectiva de unidade teoria-prática contribui para a reflexão do ser professor e orienta futuros professores a apreender a pensar criticamente, uma perspectiva que tende a ser apagada pelas tentativas de imposição de visões tecnicistas de formação, trazidas nesse “novo” documento legal.

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Biografia do Autor

Antonia Alves Pereira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação (UERJ, 2019). Mestre em Educação pelo IPLAC/UESPI. Graduada em Pedagogia pela UFPI. Professora Adjunta I DE da Universidade Estadual do Piauí. Atua e pesquisa na área de formação de professores - Curso de Pedagogia; políticas de formação docente e gestão escolar.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio, 2005), com pós-doutorado em Avaliação Educacional (U-Lisboa, 2019 - bolsa Capes-PrInt/Uerj). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa (Pq-2/CNPq), Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Procientista (UERJ). Líder do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática.

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

SILVA, Antonia Alves Pereira da; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Relações teórico-práticas na formação matemática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: velhos e novos desafios. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022007, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id715. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69. Acesso em: 20 abr. 2024.