A formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e possibilidades pelo caminho da extensão universitária

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id713

Palavras-chave:

Extensão universitária, Formação de professores de Matemática, Indissociabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apontar as potencialidades da extensão universitária na formação inicial dos professores de Matemática. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizada no Banco de teses e Dissertações da CAPES e de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), realizada nos artigos e nos anais de eventos científicos, serão apontados os desafios e as possibilidades da extensão universitária neste campo formativo. A combinação de elementos das abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa teve como objetivo caracterizar, de forma abrangente e criteriosa, os dados oriundos de diferentes bases de divulgação científica. A abordagem qualitativa, teve o aporte da análise de conteúdo sendo apresentada uma descrição analítica dos conteúdos encontrados nos artefatos de divulgação científica. Os resultados denotam limites e potencialidades para a formação inicial de professores que ensinam matemática. Dos limites, a utilização das ações de extensão universitária distanciada das demandas apresentadas pelo chão da escola e a realização dessas ações de forma eventual o que limita a ação enquanto prática educativa e indissociável. Das potencialidades, a ideia de que a ação de extensão universitária pode se configurar como uma alternativa para o desenvolvimento de uma formação crítica dos professores de matemática se constituindo como um campo de resistência às políticas semiformativas que homogenizam e determinam padrões pragmáticos à formação de professores. 

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Biografia do Autor

Maria Celeste Souza de Castro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Licenciatura Plena em ciências /Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Mestrado em Educação E Pesquisa - Université du Quebec à Chicoutimi (2003). Atualmente Professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. e Professora da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Matemática .Doutoranda em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia e instituições associadas (UFBA-UNEB-IFBA-UEFS-LNCC-SENAI CIMATEC).Produção cientifica voltada para a função da extensão universitária numa perspectiva do encontro com a educação básica.

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

CASTRO, Maria Celeste Souza de. A formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e possibilidades pelo caminho da extensão universitária. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022010, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id713. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/72. Acesso em: 18 abr. 2024.