Os paradoxos no ensino de Matemática: uma perspectiva histórica

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id588

Palavras-chave:

Números, Função, História da Matemática

Resumo

No desenvolvimento da Matemática, os paradoxos exerceram um papel notável e preponderante em diversos períodos do progresso dessa ciência, promovendo revoluções, transformações e contribuindo para ampliar ideias, raciocínios, conceitos, métodos, rigor e a Lógica. Dessa forma, este artigo aborda alguns paradoxos envolvendo números e funções e discute suas contribuições para a construção axiomática do conjunto dos números negativos, para uma conceitualização rigorosa de limites infinitos e para a formalização do conceito de função. Com isso, apontamos os paradoxos como um recurso para o ensino e a aprendizagem da Matemática, que além de despertar a curiosidade, criar um ambiente para o debate, incentivar os alunos a examinar pressupostos e mostrar que as falhas da lógica e argumentos errôneos são uma característica comum na evolução da Matemática, também pode contribuir para que os professores desenvolvam uma nova postura diante dos erros cometidos pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Inocêncio Fernandes Balieiro Filho, UNESP -Ilha Solteira

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professor Assistente-Doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Ernandes Rocha de Oliveira, UNESP - Ilha Solteira

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente-Doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Referências

BALIEIRO FILHO, I.F.; SOARES, M. R. Uma Resposta da Matemática Moderna para os Paradoxos de Zenão: Dicotomia e Aquiles e a Tartaruga. Educação Matemática em Revista, ano 13, nº 24. (p. 40 – 45). SBEM: São Paulo, 2008.

BARBIN, E. Integrating history: research perspectives. In FAUVEL, J.; VAN MAANEN, J. (2002). History in Mathematics Education (pp. 63 – 70). New York: Kluwer Academic Publishers, 2002.

BARON, M. G. The Origins of the Infinitesimal Calculus. New York: Dover, 1987.

BLOCH, E. D. The Real Numbers and Real Analysis. New York: Springer, 2010.

BORASI, R. Reconceiving Mathematics Instruction: A Focus on Errors. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1996.

CHANTRAINE, P. Dictionnaire Étymologique de la Langue Grecque: Histoire des Mots. Tome I e III. Paris: Éditions Klincksieck, 1974.

CINTRA, F. P. O conhecimento de futuros professores de Matemática sobre o conceito de função e suas implicações para a atividade docente. Ilha Solteira: UNESP, 2018. 117p.

DICKSON, L. E. History of the Theory of Numbers, Volume I: Divisibility and Primality. New York: Dover, 2005.

KATZ, V. J. A History of Mathematics: An Introduction. Boston: Pearson Education, 2009.

KATZ, V. J. Using History to Teach Mathematics: An International Perspective. Washington: The Mathematical Association American, 2000.

KLEINER, I; MOVSHOVITZ-HADAR, N. The role of Paradoxes in the evolution of Mathematics. The American Mathematical Monthly, vol. 101, n. 10, p. 963-974. Mathematical Association of America: Washington, 1994.

KLINE, M. Euler and Infinites Series. Mathematics Magazine, vol. 56, n. 5, p. 307-314. Mathematical Association of America: Washington, 1983.

KLINE, M. Mathematical Thought from Ancient to Modern Times. New York: Oxford University Press, 1972.

LIMA, E. L. Curso de análise. 2v., v.1. Rio de Janeiro: IMPA, 2000.

MALLET, M. C. Histoire de L’École de Mégare et des Écoles d’Élis et d’Érétrie. Paris: Marie-Nyon, 1845.

RADATZ, H. Students' errors in the mathematical learning process: a survey. For the Learning of Mathematics, v.1, n.1, p.16-20, July, 1980.

SWETZ, F.; FAUVEL, J.; BEKKEN, O.; JOHANSSON, B.; KATZ, V. (Eds.) Learn from the Masters. Washington: The Mathematical Association of America, 1995.

ZEVORT, M. C. Diogéne de Laerte – Vies et Doctrines des Philosophes de L’Antiqueté. Tome I e II. Paris: Charpentier, 1847.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 33     PDF downloads: 13

Como Citar

BALIEIRO FILHO, Inocêncio Fernandes; OLIVEIRA, Ernandes Rocha de. Os paradoxos no ensino de Matemática: uma perspectiva histórica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022013, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id588. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/77. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos