Proposição de Problemas de Análise Combinatória como ponto de partida: episódios de sala de aula

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id615

Palavras-chave:

Proposição de Problemas, Análise Combinatória, Sala de Aula

Resumo

O presente artigo defende que a proposição de problemas deve ocupar um lugar de destaque nas aulas de matemática. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar como uma abordagem em sala de aula via Proposição de Problemas pode potencializar o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. A pesquisa se situa numa abordagem qualitativa, visando a buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. A modalidade de pesquisa é caracterizada como pedagógica, segundo a qual o professor é o pesquisador de sua própria sala de aula (LANKSHEAR e KNOBEL, 2008). A metodologia escolhida para trabalhar em sala de aula foi a de Proposição de Problemas, e desenvolvida em uma turma do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos, localizada na cidade de Alagoinha-PB. Destacam-se, neste artigo, seis encontros – totalizando sete aulas, cada aula com duração máxima de 45 minutos. Contudo, aprofundamos a descrição e a análise de um encontro (duas aulas), o qual focou a proposição de problemas de Combinatória. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos perceberam a relação das palavras com as ideias essenciais de Análise Combinatória. Dessa forma, depreende-se que foram capazes de fazer relações de uma ideia matemática em diferentes contextos. Por consequência, o desenvolvimento desta atividade fomentou a aquisição de várias ideias que estavam implícitas no problema formulado, propiciando ao aluno a percepção das relações entre a matemática e sua realidade social. Conclui-se que, na proposta de proposição de problemas, em que o aluno atuou como protagonista de sua aprendizagem, foram partilhadas as descobertas comuns, defendendo-se tomadas de decisão, e se chegou a um consenso sobre todo o trabalho realizado no debate, de modo a propiciar o aprofundamento dos principais conceitos de Análise Combinatória, como também o desenvolvimento do pensamento matemático.

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Biografia do Autor

Adriano Alves da Silveira, Professor do Município de Sertãozinho-PB e da SEEC-RN

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba(UEPB). Professor permanente do município de Sertãozinho (PB) e Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Serra de São Bento, Rio Grande do Norte, Brasil.

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutor em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (USP), com Doutorado Sanduíche na University of Georgia, EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

SILVEIRA, Adriano Alves da; ANDRADE, Silvanio de. Proposição de Problemas de Análise Combinatória como ponto de partida: episódios de sala de aula. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022019, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id615. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/83. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos