Material Didático Manipulável em aulas de matemática na percepção de professores de Limoeiro do Ajuru/PA

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id627

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de matemática, Material Didático Manipulável, Formação de professores, Aprendizagem significativa

Resumo

No cenário atual da Educação Básica, por meio de documentos oficiais que orientam o trabalho do professor e também de pesquisas acadêmicas, é possível observar que têm sido valorizadas estratégias, propostas metodológicas e recursos didáticos, que possam, de alguma forma, favorecer o ensino e a aprendizagem de Matemática. Algumas das iniciativas que vêm ganhando espaço, nesse contexto, é a história da Matemática, a resolução de problemas e o uso de materiais didáticos manipuláveis. Neste estudo, é dado enfoque à possibilidade de trabalho em sala de aula a partir do uso de materiais didáticos manipuláveis, além das orientações de documentos nacionais e de estudos acadêmicos, aqui, dá-se maior destaque à percepção do professor da Educação Básica sobre esses recursos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo conhecer a concepção dos professores em relação à utilização de materiais didáticos manipuláveis nas aulas de Matemática. Para tanto, foi aplicado um questionário a dois professores de Matemática do 6° ano do Ensino Fundamental. Como abordagem metodológica, à luz de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e subjetiva, assume-se a Engenharia Didática, a qual foi responsável por direcionar o estudo durante toda a pesquisa. Diante deste trabalho, pode-se verificar que os professores reconhecem a importância do uso de materiais didáticos manipuláveis, porém, devido à falta deles na escola, associada a outros fatores, eles têm sido pouco utilizados em aulas da Educação Básica. Nesses termos, pode-se concluir que os professores ainda apresentam um parecer favorável ao uso de materiais didáticos manipuláveis em suas aulas.

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Biografia do Autor

Benedito Junior Farias Pantoja, Universidade Federal do Pará – UFPA

Graduação em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestre em ensino de ciências e matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Daniele Esteves Pereira Smith, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, Pará, Brasil.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

PANTOJA, Benedito Junior Farias; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA SMITH, Daniele Esteves; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Material Didático Manipulável em aulas de matemática na percepção de professores de Limoeiro do Ajuru/PA. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022020, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id627. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/84. Acesso em: 19 abr. 2024.

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