Contributos filosóficos de Nancy Fraser para estudos e pesquisas em Educação Matemática: feminismo, justiça e capitalismo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id758

Palavras-chave:

Nancy Fraser, Filosofia da Educação Matemática, Filosofia Política, Injustiças, Redistribuição e Reconhecimento

Resumo

Este texto explora algumas discussões presentes nas elaborações teóricas de Nancy Fraser, vislumbrando possibilidades teórico-filosóficas para estudos e pesquisas em Educação Matemática, focalizando três temáticas de grande relevância para a autora: Feminismo, Justiça Social e Capitalismo. Discorremos sobre cada uma destas temáticas, começando com o diagnóstico do embate entre feministas pela igualdade e feministas pela diferença, considerando as injustiças de gênero. A preocupação com as questões de Justiça Social é abordada a partir da necessidade de alinhamento das lutas de redistribuição às lutas de reconhecimento. As críticas de Fraser ao capitalismo são apresentadas via análise da cooptação das pautas por reconhecimento pelas políticas neoliberais. Por fim, apresentamos um quadro de educações matemáticas pela diferença e educações matemáticas pela igualdade, articulando-o à conjugação de redistribuição e reconhecimento nas lutas contra as injustiças sociais no movimento da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil.

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora Assistente do Departamento de Economia, Administração e Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, SP, Brasil.

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

Taveira, F. A. L., & Peralta, D. A. (2023). Contributos filosóficos de Nancy Fraser para estudos e pesquisas em Educação Matemática: feminismo, justiça e capitalismo. Revista De Educação Matemática, 20, e023080. https://doi.org/10.37001/remat25269062v20id758