Ensaio filosófico com um Modelo dos Campos Semânticos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id793

Palavras-chave:

Filosofia da Educação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Movimento de Teorização

Resumo

Neste ensaio produzimos uma discussão filosófica com noções do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), na direção de apresentar legitimidades, dinâmicas, pressupostos e efeitos de um movimento, emergente e emergencial, em produzir uma filosofia da educação matemática. Percorremos algumas noções do MCS em uma tentativa de explicitar entornos e processos de construção de algumas noções: conhecimento, significado, objeto, interlocutor/direção de interlocução, leitura plausível, impermeabilização, interação colaborativa, matemáticas (do matemático, do professor de matemática, da rua e da escola) e grupos de trabalho. Um MCS acontece como uma maneira de produzir filosofias de educações matemáticas. Noções de representação, permanência e essência ficam mais distantes desse modo de produção filosófica e noções de contingência, movimento e interação, se aproximam. As noções de conhecimento e interação, em um esforço de produções de projetos políticos coletivos, a partir de demandas e problemáticas que nos colocam em movimento, se instituem como elementos vitais do MCS como um movimento de teorização filosófica. 

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Biografia do Autor

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutor em Educação Matemática (UNEP-RC). Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

João Pedro Antunes de Paulo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Doutor em Educação Matemática (UNESP-RC). Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Marabá, Pará, Brasil.

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; ANTUNES DE PAULO, João Pedro; SIQUEIRA JULIO, Rejane. Ensaio filosófico com um Modelo dos Campos Semânticos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023086, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id793. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/30. Acesso em: 19 abr. 2024.