intuição no campo da matemática a partir das obras de Efraim Fischbein (1920-1998)

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id625

Palavras-chave:

Intuição, Efraim Fischbein, Categorias do Raciocínio Intuitivo

Resumo

Este trabalho aborda o conceito de intuição, bem como elucida a manifestação de diferentes categorias do raciocínio intuitivo, sendo estas analisadas por um viés teórico, visando as possibilidades de sua identificação e contribuição para a área educacional. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a intuição e sua categorização, na perspectiva de Efraim Fischbein (1920-1998), como uma teoria a ser considerada, buscando uma visão mais abrangente em relação aos seus mecanismos e utilizando evidências de pesquisas a partir de suas obras, como forma de apoiar e ampliar a interpretação e uso do raciocínio intuitivo voltado para o campo da Matemática. Para tal, foi adotada a pesquisa bibliográfica como metodologia para este trabalho, em que se realiza uma análise de conteúdo, buscando consubstanciar uma investigação reflexiva sobre algumas obras do referido autor. Por fim, reforça-se que no campo da Educação Matemática é importante desenvolver nos alunos a capacidade de distinção entre percepção, sentimentos intuitivos, crenças intuitivas e convicções formalmente sustentadas, desenvolvendo interpretações adequadas no campo da intuição, juntamente à evolução das estruturas formais do raciocínio lógico.

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Biografia do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física.

Maria José Araújo Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Licenciada em Matemática (UVA), especialista em Informática Educativa (UFC) e Metodologia da Pesquisa Social (UVA), mestra em Educação (UFC), doutora em Educação (UFC). Professora do Curso de Matemática e Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Vale do Acaraú (UVA). 

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

Sousa, R. T. de, Alves, F. R. V., & Souza, M. J. A. (2022). intuição no campo da matemática a partir das obras de Efraim Fischbein (1920-1998). Revista De Educação Matemática, 19(Edição Especial), e022044. https://doi.org/10.37001/remat25269062v19id625