A leitura e a escrita como prática pedagógica em aulas de matemática: uma experiência de produção de textos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id677

Palavras-chave:

Matemática, Produção textual, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresentado é um recorte de uma prática pedagógica, desenvolvida sobre a produção de textos nas aulas de matemática e sua importância de ser trabalhada. Por meio de uma pesquisa ação desenvolvida no Programa Residência Pedagógica-PRP, em uma escola de educação básica localizada no agreste de Pernambuco, em uma turma de 4° ano, tendo como objetivo geral desenvolver a leitura e a escrita por meio de produções de textos nas aulas de matemática. Buscamos alguns autores para dialogar com a pesquisa como Santos (200); D’ Ambrosio (1997); Machado (2011); Saviani (1984), além de documentos norteadores como a BNCC e os PCN de matemática. Mediante os resultados obtidos a partir das intervenções com foco nas produções textuais, notamos que o trabalho com textos nas aulas de matemática pode ser uma prática promissora e produtiva, que auxilia na aprendizagem do aluno, na interpretação, compreensão, escrita, leitura e raciocínio.

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Biografia do Autor

Maria Débora de Lima Souza, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática PPGECEM.

Maria das Graças de Lima Souza Filha Souza Filha, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Pernambuco.

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

SOUZA, Maria Débora de Lima; SOUZA FILHA SOUZA FILHA, Maria das Graças de Lima. A leitura e a escrita como prática pedagógica em aulas de matemática: uma experiência de produção de textos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022048, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id677. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/37. Acesso em: 18 abr. 2024.