Pluralismo metodológico no ensino de trigonometria

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id678

Palavras-chave:

Educação Matemática, Metodologia Pluralista, Pesquisa Aplicada, Funções Trigonométricas

Resumo

O uso de diferentes métodos e materiais de ensino é um assunto que vem sendo amplamente discutido e debatido. A pesquisa abordada nesse trabalho buscou investigar os meios viáveis para melhorar o ensino e a aprendizagem de trigonometria de modo que os estudantes tenham a oportunidade de experimentar diversas formas de estudar essa temática. Sendo assim, o objetivo dessa investigação é averiguar se o pluralismo metodológico contribui no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria. Inicialmente realizou-se um estudo literário, buscando materiais e métodos já utilizados para ensinar trigonometria. Posteriormente, desenvolveu-se materiais didáticos que foram aplicados em um curso de curta duração em uma instituição federal, utilizando a metodologia pluralista para acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física, a fim de testar as ferramentas pesquisadas. Ao final, utilizou-se da pesquisa aplicada para verificar a recepção dos recursos educacionais pelos acadêmicos, bem como a viabilidade dos materiais e métodos utilizados no minicurso. Através desta pesquisa pode-se perceber a importância de uma metodologia diversificada e como esta facilita o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor  do Progrma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil.

Ítalo Andrew Rodrigues Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Professor da Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.

Lailson dos Reis Pereira Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Educação Matemática pela PUCSP, mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Possui Licenciatura em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Possui Especialização em Matemática Superior (1999) e Licenciatura em Matemática (1997), ambos pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

MACÊDO, Josué Antunes de; SANTOS, Ítalo Andrew Rodrigues; LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Pluralismo metodológico no ensino de trigonometria. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022052, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id678. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/41. Acesso em: 19 abr. 2024.