Cognição Numérica: a compreensão dos professores que atuam na Educação Básica

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id623

Palavras-chave:

Cognição Numérica, Habilidade Numéricas, Educação Básica, Formação continuada de professores

Resumo

A Cognição Numérica é uma área da Neurociência que investiga de que forma ocorre a aprendizagem da Matemática, um conhecimento imprescindível para professores que atuam na Educação Básica, contribuindo, de maneira peculiar, para o entendimento dos conceitos matemáticos mais complexos. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar a compreensão dos professores que atuam na Educação Básica a respeito da Cognição Numérica. Neste estudo, abordou-se a formação continuada como um elemento fundamental na carreira do professor, uma vez que estes cursos possibilitam aos profissionais refletirem suas práticas pedagógicas e modificá-las, se necessário. Para o percurso metodológico, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário, gravações em áudio, bem como atividades práticas. Os sujeitos da pesquisa são professores que atuam tanto em escolas públicas como em particulares, de um município do norte do estado do Paraná. Como metodologia de análise, utilizou-se os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Enquanto resultados, constatou-se que apesar dos participantes apresentarem certo entendimento sobre a Cognição Numérica, nenhum deles apresentou uma concepção coerente com os autores que fundamentam o estudo, bem como não compreendem sobre a sua estrutura. Além disso, todos os participantes afirmaram que essa temática não foi abordada em sua formação inicial e que não haviam participado de nenhuma formação continuada sobre este assunto.

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Biografia do Autor

Patricia Souza, Secretaria de Educação de Cornélio Procópio

Mestre em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná e Professora da rede municipal de educação da cidade de Cornélio Procópio.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio. Líder do Laboratório de Tecnologia Educacional e Processos Cognitivos. Doutor em Informática (PUCPR) e Mestre em Educação (UEM).

Marilia Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio. Doutora em Psicologia (UFSCAR) e Mestre em Análise do Comportamento (UEL).

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

SOUZA, Patricia; NETO, Joao Coelho; BLANCO, Marilia Bazan. Cognição Numérica: a compreensão dos professores que atuam na Educação Básica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022043, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id623. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/32. Acesso em: 19 abr. 2024.