Um panorama de investigações sobre Modelagem Matemática: Colômbia e Brasil

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da pesquisa colombiana e brasileira sobre Modelagem Matemática no campo da Educação Matemática. Nosso objetivo foi identificar o uso da modelagem na pesquisa realizada nos referidos países. Para isso, realizamos duas pesquisas em bancos de dados; na Colômbia, os grupos GrupLAC de Colciencias foram revistados e as informações do RECOMEM foram confrontadas. No Brasil, foi utilizado o Banco Tese da Capes. No caso da Colômbia, a seleção de documentos foi feita levando-se em conta que eram publicações em revistas, livros ou capítulos de livros. No caso do Brasil, por ter um estado da arte sobre o assunto, até 2015, usamos esse estudo e selecionamos as pesquisas mais recentes em 2016 e 2017. Apresentamos as categorias de similaridade que permitiriam saber mais sobre as abordagens teóricas, metodológicas e usos da modelagem matemática como campo de pesquisa. As categorias formadas foram: 1) ferramenta para: a) ensinar e aprender Matemática, b) desenvolver habilidades e competências, c) resolver problemas com / por meio da Matemática; d) formação política, crítica e democrática; e) estabelecer ambientes contextualizados e interdisciplinares com a matemática; e 2) objeto de estudo: a) aprender a modelar ; b) relação com outras abordagens e teorias e c) estudar a pesquisa em modelagem. Em geral, podemos notar semelhanças e diferenças entre as produções entre os dois países e quais investigações precisam ser realizadas.

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Biografia do Autor

Jhony Alexander Villa-Ochoa, Universidad de Antioquia

Doctor en Educación en el área de Educación Matemática de la Universidad de Antioquia en Medellín-Colombia. Profesor de los Programas de Maestría y Doctorado en Educación de la Universidad de Antioquia. Coordinador del Grupo MATHEMA-Formación e Investigación en Educación Matemática y de la Red Colombiana de Modelación en Educación Matemática (RECOMEM: https://recomem.wordpress.com/)

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doctora en Educación Matemática en Pontificia Universidad Catolica de São Paulo .Profesora de los Programas de Maestría Profisional en Universidad Estadual de Mato Grosso do Sul- Brasil y Profesora Adjunta da Universidad Federal da Grande Dourados – Brasil. Coordinadora del Grupo TeiaMat-Teia de investigaciones en Educación Matemática. (site: https://www.teiamat.com.br/)

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Publicado
2019-01-01
Como Citar
Villa-Ochoa, J. A., & Alencar, E. S. de. (2019). Um panorama de investigações sobre Modelagem Matemática: Colômbia e Brasil. Revista De Educação Matemática, 16(21), 18 - 37. https://doi.org/10.25090/remat25269062v16n212019p18a37
Seção
Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática