(Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas

  • Fabiane Fischer Figueiredo ULBRA
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Coordenadora e docente no PPGECIM-ULBRA
  • Leandro Antonio Recalcati Licenciando de Matemática-ULBRA
Palavras-chave: Designs de enunciados, Problemas abertos, Temas de relevância social, Expressões Numéricas, Planilhas Eletrônicas.

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação qualitativa, em que o objetivo foi investigar, por meio dos designs de enunciados de problemas, para a (re)formulação e resolução com o uso de tecnologias digitais, quais aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e relativos à abordagem de temas de relevância social, que se apresentam em tais processos. Para tanto, foram produzidos três enunciados de problemas, com o uso de planilhas eletrônicas, do Microsoft Office Excel, a partir do tema Situações na Escola, para apresentar situações problemáticas abertas e fictícias e proporcionar, por meio das (re)formulações e resoluções, o ensino e a aprendizagem da resolução de Expressões Numéricas. Conforme os enunciados, concluímos que esses podem favorecer a Educação Matemática Crítica e/ou Financeira, por meio de informações, dados numéricos, imagens, frases incompletas e questionamentos e da simulação, experimentação, entre outros aspectos.

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Figueiredo, F. F., Oliveira Groenwald, C. L., & Recalcati, L. A. (2020). (Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas. Revista De Educação Matemática, 17, e020013. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id253
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática