A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica

  • Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Janderson Machado de Valois Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0003-2604-7133
  • Sabrina Carvalho Silva Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0001-9829-5203
Palavras-chave: Futuros Professores de Matemática, Resolução de Problemas, Roteiro de Atividades.

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma proposta de trabalho que buscou auxiliar futuros professores de Matemática a pensar em aulas baseadas na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (ALLEVATO; ONUCHIC, 2009; 2014; ONUCHIC, 1999; ONUCHIC; ALLEVATO, 2004; 2011). Tal proposta emerge em decorrência das práticas e da pesquisa de doutorado de Zanon (2019). Foi desenvolvida em 2019/1 com 40 estudantes matriculados na disciplina “Resolução de Problemas” no primeiro período do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim. Trata-se de uma investigação qualitativa (FIORENTINI; LORENZATO, 2007) que entende a atividade investigativa como potência à prática pedagógica de professores em formação inicial. Desse modo, propõe, através da Resolução de Problemas como perspectiva metodológica, possibilidades para o ensino de Matemática em cursos de licenciatura com vistas à sua aplicabilidade no fazer docente de professores da Educação Básica. Usa do Roteiro de Atividades proposto por Onuchic e Allevato (2011) para que estudantes de licenciatura em Matemática se apropriem de ideias que permitam fazer o uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas em sala de aula, quando em exercício da docência, como forma de transpor para a prática os estudos teóricos desenvolvidos na universidade.

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Biografia do Autor

Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora e coordenadora do curso superior de licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim
Janderson Machado de Valois, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim
Licenciando em Matemática pelo IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim.
Sabrina Carvalho Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim
Licencianda em Matemática pelo IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim.

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Xavier Dal-Cin Zanon, T., Machado de Valois, J., & Carvalho Silva, S. (2020). A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica. Revista De Educação Matemática, 17, e020021. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id269
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática