Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Registros de Representação Semiótica, Formação Inicial de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o potencial das transformações dos registros de representação semiótica, em uma proposta de ensino sobre o conceito de função, construída com base na resolução de problemas para professores de Matemática em formação inicial. Para tanto, adotou-se os pressupostos teóricos dos Registros de Representação Semiótica de Duval e as orientações da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. O estudo foi desenvolvido em uma universidade pública, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, e contou com a participação de dezesseis alunos, do primeiro semestre, do curso de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados, os quais foram coletados por meio das produções dos alunos e das anotações no diário de campo da professora, mostrou que, apesar das dificuldades ao mobilizar o conceito de função e ao coordenar as diferentes representações semióticas deste objeto matemático, os alunos vivenciaram a experiência como participantes ativos nos processos de resolução de problemas e reconheceram a importância das representações semióticas para compreensão do conceito.  

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Biografia do Autor

Vânia Bolzan Denardi, Universidade Federal de Santa Maria - Departamento de Matemática
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana.
Eleni Bisognin, Universidade Franciscana
Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Denardi, V. B., & Bisognin, E. (2020). Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista De Educação Matemática, 17, e020022. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id272
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática