Como ajudar Laura a comprar um carro: uma Sequência Didática para a Educação Financeira de alunos do Ensino Médio

Palavras-chave: Educação Financeira, Sequências Didáticas, Educação Matemática

Resumo

Educar-se financeiramente parece ser necessidade premente de muitas pessoas ao redor do mundo a fim de resolver problemas relacionados ao mau uso do dinheiro. Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi desvelar contribuições de uma sequência didática para a Educação Financeira de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Assim, os dados foram coletados por meio do registro dessas atividades, de gravações em áudio e do questionário. As análises mostraram que essa sequência didática, da forma como foi organizada, permitiu que os alunos tivessem, entre outros ganhos, introdução ao universo do dinheiro para tomar posições sobre questões financeiras, e autonomia para tomar decisões e posições críticas sobre questões financeiras da vida pessoal, familiar e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Amanda Sodré, Rede Privada de Ensino de Belo Horizonte
Mestre ed Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, professora da Rede Privada de Ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais
Marger da Conceição Ventura Viana, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutora em Educação, professora emérita da Universidade Federal de Ouro Preto, Pofessora voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFOP
Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutor em Educação – Linha de Pesquisa: Educação Matemática – pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e coordenador do mesmo Program de Pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

BELTRÃO, R. C; SOUZA, C. M. P.; SILVA, C. P. S. Contrato Didático e Suas Influências na Sala de Aula.Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 12, n. 2, p. 335-353, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (org). Didática da Matemática: Reflexões Psicológicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 48-72.

DIAS, J. N. M. Educação Financeira Escolar: A Noção de Juros, Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2015.

FREITAS, J. L. M. Teoria das Situações Didáticas. In: FRANCHI, A; MACHADO, S. D. A. (org). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: Série Trilhas, 2008, p 77 – 111.

GÁLVEZ, G. A didática da matemática. In: Parra, C. & Saiz, I (Org.) Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar/Abr 1995.

GONÇALVES, D. S. de S. O ensino de matemática aliado à Educação Financeira. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

HERMÍNIO, P. H. Matemática Financeira – um enfoque da resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. São Paulo, 2008.

IGLIORI, S.B.C. A noção de Obstáculo Epistemológico e a Educação Matemática. In: MACHADO, Silvia (org). Educação Matemática: uma Introdução. São Paulo: EDUC. São Paulo, 1999. p. 89-113.

PARRA, C.; SAIZ, I. Os diferentes papéis do professor. Didática da Matemática: Reflexões pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

POMMER, W. M. Brousseau e a ideia de Situação Didática. Seminário de Ensino de Matemática, FEUSP. São Paulo, 2008.

POSTMAN, N. O fim da educação. Rio de Janeiro: Graphia, 2002.

RASCHEN, S. R. Investigação sobre as contribuições da matemática para o desenvolvimento da Educação Financeira na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2016.

SCHNEIDER, Ido José. Matemática Financeira: um conhecimento importante e necessário para a vida das pessoas. 2008. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. 2008.

SILVA, A. M. da; POWELL, A B. Um programa de Educação Financeira para a matemática escolar da educação básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

SILVA, A. M. da; POWELL, A. B. Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, no66, Jan/Jun. 2014.

SILVA, F. L. C. F. Analisando contribuições da teoria das situações didáticas da estatística e das probabilidades no ensino fundamental. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2015.

TEIXEIRA, P. J. M.; PASSOS, C. C. M. Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké. FE/Unicamp. v.21, n39, p.155-168, jan/jun. 2013.

TREVIZAN, W. A. Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente a didáticas: estudo de casos envolvendo Análise Combinatória. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

VIANA, M. C. V. Considerações sobre monografia. Curso de Licenciatura em Matemática. Ouro Preto. Abril, 2016.

VIANA, M. C. V. Perfeccionamiento del currículo para la formación de profesores de Matemática en la UFOP. (Tese de doutorado). Instituto Central de Ciencias pedagógicas. MINED- La Habana. Cuba. 2002.

Publicado
2020-02-16
Como Citar
Sodré, A. A., Viana, M. da C. V., & Torisu, E. M. (2020). Como ajudar Laura a comprar um carro: uma Sequência Didática para a Educação Financeira de alunos do Ensino Médio. Revista De Educação Matemática, 17, e020006. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id308
Seção
Artigos Científicos