O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico

  • Leandro Blass Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/BAGÉ
  • Valesca Brasil Irala Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus - Bagé.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino Superior, Cálculo Numérico.

Resumo

Este artigo descreve os principais resultados de uma pesquisa realizada na disciplina de Cálculo Numérico com duas turmas de natureza multicurso (Engenharias de Energia, Química, Produção e Alimentos, Licenciaturas em Matemática e Química), ofertadas em uma universidade pública localizada no sul do Brasil, somando um total de sessenta e oito alunos. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades e as limitações ao longo do processo de implementação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). É utilizada uma abordagem qualitativa para apresentação dos resultados, com base na pesquisa do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Ao decorrer das atividades, foi possível observar que a PBL gerou aulas mais dinâmicas, as situações-problemas proporcionaram interesse aos alunos, bem como a relação professor-aluno se tornou mais cooperativa, havendo evidente construção de significados do conteúdo matemático explorado. É importante também destacar algumas dificuldades no processo, tais como a administração do tempo, o número de discentes e a adaptação dos alunos ao novo formato das aulas.

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Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/BAGÉ

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: Diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: aprendizagens ativas no Ensino Superior, avaliação do desempenho discente, rubricas avaliativas.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus - Bagé.

Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de
Pelotas (UCPel), com Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias
de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). É professora da
Universidade Federal do Pampa em cursos de graduação e pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa de natureza inter/transdisciplinar G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação), registrado no Diretório de Grupos do CNPq. Seus atuais interesses de pesquisa são: avaliação no ensino superior, engajamento discente, retenção e evasão discente no ensino superior e produção de material didático.

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Publicado
2020-07-07
Como Citar
Blass, L. ., & Irala, V. B. (2020). O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico. Revista De Educação Matemática, 17, e020035. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id360
Seção
Artigos Científicos