Aulas de Matemática nos anos iniciais: números e operações em um início de integração de tecnologias digitais...

  • Ivanete Fátima Blauth Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Formação de professores, Base Blocks, Números e Operações

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Campo Grande/MS, que teve a participação de pesquisadores de uma universidade pública e de cinco professoras que atuam com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nesta escola, em que foram realizadas ações de formação continuada em serviço com/para a integração de tecnologias digitais ao currículo. A pesquisa teve como objetivo analisar a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdo das professoras, ao participarem de um processo de formação, no espaço da escola em que atuam. Nesse artigo, orientados pelo objetivo da pesquisa e pelo referencial teórico, nos deteremos a analisar dados produzidos em reuniões de planejamentos para aulas de Matemática, realizadas com uma professora, durante o primeiro semestre de 2017. Para a análise dos dados, alguns movimentos dessas reuniões foram transcritos a partir da gravação em áudio, e são reescritos aqui em forma de narrativa. Os resultados da análise apontam que o processo de formação de professores no modelo realizado possibilitou/potencializou que a construção de conhecimentos para a integração de tecnologias digitais ao currículo acontecesse pela professora, ao vivenciar os desafios, as incertezas e as desordens que se fizeram presentes no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Fátima Blauth, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS.

E-mail: ivanetefatima@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0533-2808 

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela PUCSP, professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

E-mail: suely.scherer@ufms.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2213-3803

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BECKER, F. Educação e construção de conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: matemática. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILLEL/UFU. 2. ed. Ver. Uberlândia: EDUFU, 2015.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739>. Acesso em 22 de jun. de 2020.

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1349-1371, ago./2017. Disponível em < http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10301>. Acesso em 20 de jun. 2020.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo rumo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KOEHLER, M. J; MISHRA, P. What happens when teachers design educational technology? The development of Technological Pedagogical Content Knowledge. Journal of Educational Computing Research, v. 32, n. 2. Mar. 2005. p. 131-152.

MISHRA, P; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, V. 108, N. 6, June 2006, pp. 1017–1054.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MOTTA, N; SANTOS, L. Como uma onda (letra de música). Disponível em <https://www.letras.mus.br/lulu-santos/47132/>. Acesso em 15 de jun. 2020.

SÁNCHEZ, J. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques Educacionales. V. 5. n. 1. jan. 2003. pp. 51-65.

VALENTE, J. A. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas/SP: UNICAMP/NIED, 1999.

Publicado
2021-01-01
Como Citar
Blauth, I. F., & Scherer, S. (2021). Aulas de Matemática nos anos iniciais: números e operações em um início de integração de tecnologias digitais. Revista De Educação Matemática, 18, E020001. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id464
Seção
Artigos Científicos