A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia

  • José Marcos Lopes Unesp - Ilha Solteira

Resumo

Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e  metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino  Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia  Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa  bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar  aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da  investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o  Ensino de Matemática

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Publicado
2011-01-01
Como Citar
Lopes, J. M. (2011). A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista De Educação Matemática, 13(15), 9 - 26. Recuperado de https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/64
Seção
Artigos Científicos