Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos

  • André Gustavo Oliveira da Silva Instituto Adventista Paranaemse
  • Rosana Salvi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Ao longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte  aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete  geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do  tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos  algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais  eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos.  Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam,  em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, MEC, 1999.

BRENELY, R. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 2002.

FIORENTINI, D. Professores de Matemática como Investigadores e Produtores de Saberes. Conferência de Abertura da I JORNADADE DUCAÇÃO MATEMÁTICA, 01 e 02 de julho/1999, Universidade do Contestado. Concórdia, SC.

GUÉRIUS, E. C. Espaços oficiais e intersticiais da formação docente: histórias de um grupo de professores na área de ciências e matemática. Campinas, 2002. 234f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas.

MACEDO, L. et al. Aprender com Jogos e Situações Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MOURA, M. O. de, A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In.: A Educação Matemática em Revista – SBEM, nº 3, 2º sem. 1994, p. 17‐24

PERRNOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SILVA, A. G. O. ; OLIVEIRA, M. R. Um pouco de História da Matemática no Ensino de funções Trigonométricas ‐

uma proposta envolvendo Modelagem Matemática. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

Publicado
2011-01-01
Como Citar
Silva, A. G. O. da, & Salvi, R. (2011). Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos. Revista De Educação Matemática, 13(15), 27 - 36. Recuperado de https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/65
Seção
Artigos Científicos