Ensino de função polinomial do primeiro grau: um estudo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas numa turma do Ensino Médio

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id363

Palavras-chave:

função polinomial do primeiro grau, atividades, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como o conceito de função polinomial do primeiro grau pode ser abordado em uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública estadual. A partir desse objetivo, consideramos a Engenharia Didática suporte metodológico desta pesquisa, tendo como foco as fases da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a identificação de aspectos da aula que possam configurar em uma situação adidática ou didática. Neste estudo, analisamos duas das dez atividades de uma sequência didática, apresentando os objetivos, a priori, isso nos permitiu perceber como o ensino e a aprendizagem deste conteúdo estão sendo desenvolvidos em face da TSD. Nesse contexto, planejar e implementar uma atividade se constitui em uma situação que coloca o professor enquanto aprendiz e avaliador da sua própria prática, refletindo sobre o planejamento de atividades que possibilitem a construção do seu próprio conhecimento. Os resultados se constituem em conjecturas que podem elucidar outras formas de ensino e de aprendizagem do objeto matemático em questão.

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Biografia do Autor

Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado da Bahia(2002), Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências da Bahia (2009) e Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Atua como professora efetiva da Educação Básica. 

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2011), Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA/UEFS - (2013 e 2017, respectivamente). Desde 2018, é professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atua como professor permanente no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática.  

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor de Educação Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

Diniz, I. G. A., Ferreira, J. L., & Costa, A. P. da. (2020). Ensino de função polinomial do primeiro grau: um estudo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas numa turma do Ensino Médio. Revista De Educação Matemática, 17, e020039. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id363

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos