Estudo do cálculo de área de figuras planas baseado em estratégia de resolução de problemas matemáticos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id660

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Áreas de figuras plana, Estratégias de resolução de problemas

Resumo

O estudo aqui apresentado é fruto de uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) com o objetivo de analisar, no contexto das aulas de Matemática do Ensino Fundamental, a possibilidade de se desenvolver práticas de aprendizagem de áreas de figuras planas, baseada em problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou como método a pesquisa-intervenção, e participaram desse estudo 19 alunos de uma escola privada localizada no sertão alagoano. Como dispositivos para coleta de dados utilizamos a observação participante, atividades de resolução de problemas e entrevistas. Os resultados revelaram que os sujeitos, ao refletir sobre suas práticas e resoluções, vislumbraram a possibilidade transformá-las a partir das contribuições teórico-metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), configurando como possibilidades e maneiras de aprender sobre área de figuras planas, pela interação e colaboração dos sujeitos envolvidos nesse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joenneyres Raio de Souza Amancio, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), e Bacharelado em Direito pela Faculdade Cesmac do Sertão (CESMAC). Atualmente é tutor presencial da Faculdade Araguaia, tem experiência como professor de Matemática do Colégio Imaculada Conceição (CIC), Colégio Cenecista Santana (CCS) e Professor de Matemática Aplicada no PRONATEC/MULHERES MIL no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), atuando no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Monitor do Programa Mais Educação da Escola Municipal de Educação Básica Ismael Fernandes de Oliveira, Escola Municipal de Educação Básica Senhora Santana e Escola Municipal de Educação Básica Maria Ferreira da Melo. Tem experiência na área do Programa Mais Educação nas oficinas de Matemática, Letramento, Direitos Humanos, Pintura, Esporte na escola e Mídias e Vídeos. Estagiário voluntário da Defensoria Publica do Estado de Alagoas. 

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutor em Educação (UFS). Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Referências

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. (Orgs). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARROWS, H. S. TAMBLYN, R. M. Problem-Based Learning: Na Approach to Medical Education. Springer Publishing Company, New York, 1980.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. 1. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

CARVALHO, M. Problemas? Mas que problemas?!: estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CLEMENTE, J. C. et al. Ensino e aprendizagem da geometria: um estudo a partir dos periódicos em educação matemática. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII, 2015.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto / John W. Creswell; tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. – 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. – 3. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.

GALVÃO, E. F. C.; GALVÃO, J. B. Pesquisa Intervenção e Análise Institucional: alguns apontamentos no âmbito da pesquisa qualitativa (2017). Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Vj9QBIyeDxsJ:www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistacienciasdasociedade/article/download/373/292+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 16 de maio de 2020.

JUNIOR, L. C. L.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 955-978, dez. 2015.

MUNHOZ, A. S. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramentas de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem, São Paulo: Cengage Learning, 2018.

ONUCHIC, L. de la R. ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas (2011). Disponível em: https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/antonio.gomes/3-7LM-TEM/onuchic%2002-04-19.pdf. Acesso em 16 de maio de 2020.

OLIVEIRA, C. A. da. Estratégias didáticas nos processos de ensino e de aprendizagem em matemática no mundo digital virtual em 3D Open Sim. 2015. Tese (Doutorado). Doutorado em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

PINHEIRO, M. S.; ANDRADE, M. E. de; JÚNIOR, R. L. C. de A. Descobrindo a aprendizagem baseada em problemas. Aracaju: EDUNIT, 2019.

RIBEIRO, L. R. de C. Aprendizagem Baseada em Problemas: uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

RIBEIRO, L. R. de C. A Aprendizagem baseada em problemas (PBL): Uma implementação na educação em engenharia na voz dos autores. 2005. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

RIBEIRO, G. H. Aprendizagem Baseada em Problemas: metodologia inovadora no 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2019. Dissertação (Mestrado) – PROFMAT, Universidade Federal de Goiás, 2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 151     PDF downloads: 61

Como Citar

Souza Amancio, J. R. de, & Oliveira, C. A. de. (2022). Estudo do cálculo de área de figuras planas baseado em estratégia de resolução de problemas matemáticos. Revista De Educação Matemática, 19(01), e022012. https://doi.org/10.37001/remat25269062v19id660

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos