Vamos viajar? – uma abordagem da Aprendizagem baseada em Problemas no Cálculo Diferencial e Integral com alunos de Engenharia

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino de Cálculo, Cursos de Engenharia

Resumo

A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I tem sido responsável por altos índices de reprovação e evasão. Assim, é importante refletir acerca do ensino e da aprendizagem de conceitos do Cálculo. Uma abordagem possível para essa disciplina é por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP (em inglês, Problem-Based Learning – PBL). Entretanto, há poucas pesquisas envolvendo essa metodologia e sua utilização em disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. Neste trabalho, por meio de investigação da própria prática, utilizamos a ABP em turmas de Engenharia, objetivando responder à seguinte questão: Quais são as potencialidades do uso da ABP no ensino de derivadas na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, possibilitando a resolução de problemas reais? Os problemas escolhidos envolveram otimização e aplicações de derivadas. Constatamos que o uso da ABP possui aspectos positivos como uma potencialização da atenção e do interesse por parte dos estudantes, a viabilização de uma interação significativa com os colegas, além do aumento da percepção da necessidade de estudos e pesquisas para se resolver um problema real. Algumas situações inusitadas ocorreram, tais como a resolução de um problema de maneiras diferentes da tradicionalmente prevista, as dificuldades relacionadas à compreensão dos problemas, bem como confusão e erros no uso de conteúdos prévios. Houve uma maior motivação e um engajamento da maioria dos estudantes em relação a uma aula tradicional e, embora tenham apresentado dificuldades, eles conseguiram associar a teoria com a prática. Por meio da inserção de problemas motivadores, determinados obstáculos ligados à aprendizagem de Cálculo podem ser atenuados / superados.

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Biografia do Autor

Aldo Peres Campos Lopes, UNIFEI

Doutor em Matemática pela UFMG e professor da UNIFEI.

Frederico da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professor Titular do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior. É membro do Grupo de Trabalho 04 - Educação Matemática no Ensino Superior da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, tendo sido Diretor da Regional Minas Gerais da SBEM. Já orientou 22 Dissertações, principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática no Ensino Superior, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Ensino de Análise Matemática, Modelagem Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, Tecnologias Digitais no Ensino Superior e na Formação Continuada de Professores de Matemática. 

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Publicado

01-09-2019

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Como Citar

CAMPOS LOPES, Aldo Peres; SILVA REIS, Frederico da. Vamos viajar? – uma abordagem da Aprendizagem baseada em Problemas no Cálculo Diferencial e Integral com alunos de Engenharia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 23, p. 449–469, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/215. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos